Giorgio Marchetti abre sessão da Formação Executiva de Líderes

Portugal Football School

Formação da FPF reúne ex-internacionais e dirigentes emblemáticos do mundo do futebol.

O primeiro módulo da Formação Executiva de Líderes em Gestão do Futebol começou esta sexta-feira, tendo a primeira palestra sido ministrada por Giorgio Marchetti, Secretário-geral Adjunto e Diretor de Competições da UEFA.

Inscritos nesta formação estão ex-internacionais como Vítor Baia, Nuno Gomes, Hélder Postiga e Pedro Barbosa, bem como representantes de algumas das federações, entre as quais a Federação de Futebol da Escócia e a Federação de Futebol de Angola, e quadros de clubes como SL Benfica, SC Braga, Vitória SC ou FC Koln, entre outros.

À margem do Curso Executivo, Giorgio Marchetti comentou a iniciativa: “A Formação Executiva de Líderes em Gestão de Futebol é um programa muito completo, que se divide em 6 módulos e toca as principais áreas da gestão e dos negócios do futebol.”

Na sua opinião, esta formação “é uma ótima ferramenta para aqueles que lidam com o futebol, independentemente da função que exercem e do organismo a que pertencem”.

Para o Secretário-geral Adjunto e Diretor de Competições da UEFA, “esta sessão coloca os dirigentes perante diferentes cenários, perante situações que lhes permitirão percecionar outras realidades que com certeza os enriquecerão e que os farão, no futuro, perspetivar as diferentes situações que lhes serão colocadas no seu dia-a-dia”.

No âmbito do protocolo celebrado em 2017 com a FPF, a Federação da Arábia Saudita aderiu em massa a esta iniciativa, enviando vários quadros da entidade, entre eles o ex-jogador Khamis Mohammed Alzahrani, que chegou a representar a seleção.

A formação, dirigida a CEO, gestores e dirigentes de federações, clubes nacionais e internacionais de futebol, decorre entre janeiro e novembro de 2018 e traz a Portugal algumas das figuras mais proeminentes do dirigismo desportivo e do mundo académico, das áreas de governança, liderança positiva, direito e finanças, inovação e empreendedorismo, digital media, branding e marketing, ciência e medicina do futebol.

O conteúdo programático foi elaborado pela Portugal Football School em parceria com a Nova School of Business and Economics, o Centre de Droit et d’Économie du Sport (França) e a Loughborough London University (Reino Unido).


;
;
12 de Janeiro 2018
Foto

FPF/Diogo Pinto

Notícias