Seleção Sub-16

Yan Said: "Oportunidade para mostrar valor"

Seleção Sub-16

Avançado promete dar o máximo na Equipa da Quinas e não esconde a vontade de seguir as peugadas do pai.

No que ao futebol diz respeito, filho de peixe nem sempre sabe nadar. Mas Yan está empenhado em aproveitar os genes herdados do pai, o antigo futebolista Wender.

"Quando era pequeno, era viciado nos jogos do meu pai. Revia os lances na televisão, imitiva os gestos dele, decorava o que ele dizia nas entrevistas e até jogava na mesma posição, como extremo. Depois adaptaram-e ao centro do ataque, por causa das minhas características", contou o avançado, de 15 anos, formado nas escolas do SC Braga.  

Às ordens de Emílio Peixe, na Seleção Nacional sub-16, o jovem assume a vontade de "fazer carreira no futebol" como o pai, por isso esforça-se para "dar o máximo em todos os momentos", tanto no clube que representa por  empréstimo, o Palmeiras FC, como na Seleção Nacional.  

"Quero muito mostrar que não estou aqui por acaso. Fui chamado, pela primeira vez, na época passada e consegui a minha primeira internacionalização. Foi um orgulho enorme", frisou, para acrescentar que a chamada ao estágio de preparação que decorre na Cidade do Futebol "é mais uma oportunidade para mostrar valor".

Yan descreve-se como "um jogador talhado para a finalização". "O meu pai jogava mais aberto na linha, eu faço mais golos. Gosto muito de finalizar, esse é o meu ponto forte", explicou. Ainda assim, garante ter "muitos aspetos a melhorar": "Estou a trabalhar muito para chegar mais facilmente às zonas de finalização".

O jovem futebolista considerou ainda "um privilégio poder trabalhar na Cidade do Futebol". "Porque são instalações de topo e sabemos que os melhores jogadores do Mundo treinam neste mesmo espaço. Isso motiva-nos, também, para trabalhar", referiu.

Alterações à convocatória

Emílio Peixe chamou o defesa Rafael Fernandes, do Sporting CP, para o lugar de Pedro Alves, devido a lesão.

O Treinador Nacional convocou, também, o guarda-redes Julien Branco, que alinha no clube francês Clermont Foot. Os dois jogadores integraram as sessões de treino desta terça-feira.

Programa de atividades da Equipa das Quinas:

 10.01.2018| quarta-feira
10h15 Treino (Cidade do Futebol)
16h15 Treino (Cidade do Futebol)


;
;
9 de Janeiro 2018
Foto

FPF/Diogo PInto

Notícias