Seleção A Futsal Feminino

Luís Conceição: "Jogámos bem mas temos de melhorar"

Futsal Fem. - Seleção A

Selecionador analisou o desempenho de Portugal no Torneio Internacional Quatro Nações. Guarda-redes Ana Catarina também comentou o 3.º lugar conquistado este domingo.

O Selecionador Nacional de futsal feminino analisou a derrota da Equipa das Quinas frente à Espanha, na terceira e última jornada do Torneio Internacional Quatro Nações. Luís Conceição gostou da qualidade ofensiva demonstrada pelas internacionais portuguesas, mas deixou perceber que a equipa ainda não está no patamar físico ideal.

"As nossas expetativas iam muito além do terceiro lugar. Este era o último jogo e só a vitória nos interessava, para vencermos o torneio", começou por dizer, frisando que Portugal mostrou "qualidade ofensiva" e esteve "bem na parte tática, mas não pode andar constantemente com vitórias morais".

"Jogámos bem, mas temos de melhorar alguns aspetos que foram identificados. Quando o fizermos, conseguiremos ser a principal referência do futsal feminino europeu, porque as nossas atletas não são em nada inferiores às outras", acrescentou, sem rodeios.

Os detalhes a corrigir, segundo Luís Conceição, "são essencialmente a nível competitivo e na componente física".

"Quando jogamos com a Rússia e a Espanha, sentimos a diferença a nível físico. A  qualidade técnica individual das nossas atletas é grande; a nossa qualidade de jogo também é interessante. No entanto, nos duelos individuais e na altura de finalizarmos ou acelerarmos o jogo, sentimos mais dificuldades. Estamos um pouquinho abaixo", explicou.

Ainda assim, o que o Selelcionador Nacional viu em Guadalajara dá-lhe "confiança para o que aí vem", nomeadamente a fase de qualificação para o primeiro Europeu de futsal feminino da UEFA, a disputar em 2019.

"Ficou provado neste torneio, até pelo resultado dos jogos, que existe um grande equilíbrio entre as seleções, teoricamente as mais fortes da atualidade na Europa. Este torneio vai ajudar-nos a preparar o apuramento", concluiu.

Ana Catarina: "Resultado enganador"

A guarda-redes Ana Catarina não escondeu a desilusão no final do encontro vencido pela seleção espanhola (4-2). "O resultado foi enganador, não ilustra o que fizemos. As espanholas foram mais felizes; nós pagámos cara a falta de eficácia em alguns momentos", afirmou.

Para a internacional portuguesa, a Equipa das Quinas leva "um sabor amargo" do torneio, não só pela derrota final, mas também "porque o terceiro lugar foi definido pela diferença de golos, e não pelo confronto direto".

"De qualquer forma, foi um bom torneio, disputado a alta intensidade. Vai ajudar-nos na preparação para o UEFA Women's Futsal EURO", frisou.

Regresso em fevereiro   

A armada lusa voltará a concentrar-se em fevereiro, com os olhos postos no apuramento para o Campeonato da Europa de 2019, que irá arrancar no início da temporada 2018/19.

O estágio de fevereiro incluirá dois jogos internacionais de preparação.

 


;

Notícias