Seleção A Futsal Feminino

Igualdade frente a russas

Futsal Fem. - Seleção A

Portugal empatou a uma bola na segunda ronda do Torneio Quatro Nações, que decorre na província espanhola de Guadalajara.

A segunda jornada do Torneio Internacional Quatro Nações** abriu com um empate a uma bola entre Rússia e Portugal. 

A Equipa das Quinas entrou na quadra a alta velocidade, e com os olhos postos na baliza contrária, como acontecera no triunfo sobre a Itália (1-0). Mas encontrou um opositor muito aguerrido nas tarefas defensivas, e com veneno para incomodar no contra-ataque. 

No primeiro tempo, foi a Rússia que rematou primeiro com perigo. A investida das russas, logo aos três minutos, e única na primeira parte, obrigou a guarda-redes Naty a aplicar-se entre os postes.

A armada lusa foi crescendo na partida, de tal modo que criou boas oportunidades para se adiantar no marcador, por Carla Vanessa (5') e Janice Silva (18'). Ainda assim, não conseguiu marcar antes do intervalo.

Na etapa complementar, Portugal mostrou-se mais forte que as adversárias, subindo mais vezes no terreno de jogo. Colocou-se em vantagem, numa iniciativa de Carla Vanessa, aos 24 minutos. No entanto, as russas restabeleceriam a igualdade três minutos depois, num ressalto aproveitado por Anastasia Durandina. Depois, a armada lusa falhou uma grande penalidade.

A pressão lusa na reta final da partida, com vários remates perigosos, não surtiu efeitos no marcador. As russas tentaram a sorte no contra-ataque outra vez, mas não conseguiram passar pela guarda-redes Ana Catarina.

Portugal encontra-se no 2.º lugar, com menos dois pontos que a Espanha, que venceu, também este sábado, a Itália por 3-0.

No encerramento do torneio, domingo, as anfitriãs espanholas receberão a seleção portuguesa às 12h30 locais, depois de Rússia e Itália se defrontarem mais cedo, pelas 10h00.

Todos os encontros do Torneio Internacional Quatro Nações são disputados no Pavilhão Multiusos de Guadalajara.  

Luís Conceição em discurso direto:

"Esperavamos muitas dificuldades neste jogo. A Rússia apresentou uma postura defensiva diferente, com mais marcações individuais. Ontem observámos o jogo que fizeram frente à Espanha e ainda conseguimos adaptar a nossa estratégia. Olhando para o que se passou, só posso dizer que jogámos bem e fomos novamente superiores. Estivemos em vantagem e por cima do jogo durante a maior parte do tempo, enquanto a Rússia empatou num ressalto, nas poucas ocasiões em que rematou à baliza. Também falhámos um penálti e estivemos muito próximos da vitória nos instantes finais. Agora é pensar na Espanha, o nosso próximo adversário. É uma equipa muito forte, pelo que teremos de estar ao mais alto nível amanhã [este domingo]. Se queremos vencer, não podemos falhar tantas situações de golo".

Pavilhão Multiusos de Guadajalara, em Espanha
Torneio Internacional Quatro Nações - Segunda jornada

RÚSSIA 1 - 1 PORTUGAL (0-0 ao intervalo)
Árbitro 1: Martinez Segovia
Árbitro 2: Sanchez Molina
Cronometrista: Diego Molina Delgado

RÚSSIA - Anastasia Ivanova, Aleksandra Samorodova - cap., Anastasia Durandina, Elizaveta Nikitina, Margarita Semenova.
Suplentes utlizadas: Linda Sukhanova, Tatiana Deripasko, Ksenia Olkova, Tatiana Kuleshova, Liana Yukhaeva, Marina Fedorova, Aleksandra Chernova, Varvara Bychkova, Dina Danilova.
Treinador: Evgeny Kuzmin
Golos: 1-1 Aleksandra Durandina (27') 
Disciplina: nada a assinalar

PORTUGAL - Natalina Silva "Naty", Carla Vanessa, Cátia Morgado, Ana Azevedo - cap., Daniela Ferreira "Pisko".
Suplentes utilizadas: Ana Catarina, Janice Silva, Inês Fernandes, Ana Sofia Gonçalves "Fifó", Sara Ferreira, Danielle Oliveira, Jennifer Rodrigues, Nancy Mercedes. Suplentes não utilizadas: Joana Meira,
Treinador: Luís Conceição
Golos: 0-1 Carla Vanessa (24') 
Disciplina: nada a assinalar

**Nota - O Torneio Internacional Quatro Nações segue um sistema de liga, em que todas as seleções se defrontam. Em caso de igualdade pontual no desfecho da terceira jornada, a classificação final será definida de acordo com os seguintes critérios: 1. diferença de golos em todos os jogos disputados no torneio; 2. maior número de golos marcados em todos os encontros disputados; 3. maior número de pontos obtidos nos jogos disputados pelas equipas em questão; 4. diferença de golos nos jogos disputados pelas equipas em questão; 5. se a situação de igualdade subsistir, o desempate será feito com base em critérios disciplinares, vencendo a equipa que obtiver menos pontos (cartão vermelho vale cinco pontos; amarelo vale três e faltas acumuladas valem um). 


;

Notícias