Unidade de Saúde e Performance da FPF debate Medicina Desportiva no EFSMA

FPF

Os médicos, Paulo Beckert e Rita Tomás, e o fisiologista, João Brito, foram três dos membros presentes no Congresso Europeu de Medicina Desportiva.

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) esteve presente na décima edição do Congresso “European Sport Medicine”, organizado pela Federação Europeia das Associações de Medicina Desportiva, que decorreu recentemente no Hotel Palácio, no Estoril. Os médicos, Paulo Beckert e Rita Tomás, o fisiologista, João Brito, bem como José Pedro Marques, André Ladeira e Vítor Millet foram os membros da Unidade de Saúde e Performance da FPF presentes no Congresso.

A iniciativa que juntou investigadores dos principais polos científicos europeus, debateu os temas mais prementes no campo da Medicina Desportiva, bem como as melhores práticas de governance no que respeita à gestão das Associações de Medicina Desportiva.

Paulo Beckert, médico coordenador da FPF, referiu «O processo de decisão para regresso à competição ou à prática após lesão foi um dos temas em destaque no Congresso tendo sido abordada em 2 mesas redondas. Trata-se de um tema com alguma complexidade onde, no caso particular de equipas de alto nível, foram abordadas questões conceptuais e técnicas e foi apresentada a sua aplicação na prática e em contexto de equipas de alto nível» ao fpf.pt.

Rita Tomás, médica da FPF, referiu «A concussão no futebol é uma entidade clínica rara, mas com potencial gravidade. Os médicos de equipa têm que estar alerta para reconhecer rapidamente esta situação num atleta e agir de acordo com as recomendações internacionais. Estas orientações foram atualizadas em outubro do ano passado numa reunião com peritos mundiais em Berlim.  Apresentei as principais conclusões deste consenso, contextualizado ao futebol e com enfoque nas particularidades da mulher atleta», ao fpf.pt

João Brito, fisiologista da FPF, referiu: «Discutimos a importância da monitorização das cargas de treino e competição, numa lógica de integração entre a reabilitação, a prevenção de lesões e a melhoria do rendimento desportivo» ao fpf.pt.


;
;
21 de Novembro 2017
Foto

FPF

Notícias