Sílvia Rebelo: "Seleção é um espaço aberto"

Futebol Fem. - Seleção A

Defesa congratula-se pela integração de caras novas nos trabalhos da Seleção Nacional, que prepara o jogo de qualificação frente à Moldávia.

A Seleção Nacional A feminina cumpriu, esta terça-feira, o segundo dia de trabalho na Cidade do Futebol, tendo em vista o encontro de qualificação frente à Moldávia, marcado para sexta-feira, às 17h00, no Estádio do Bonfim.

Sílvia Rebelo, uma das capitãs da Equipa das Quinas, foi a jogadora escolhida para lançar a dupla jornada de apuramento.

Em declarações à FPF360TV, a central disse que Portugal está empenhado em "corrigir os erros" cometidos na derrota frente à Bélgica (1-0) e destacou a integração de jogadoras novas nos trabalhos, fazendo notar que a equipa está aberta a atletas que possam acrescentar qualidade.

DESCARREGUE AQUI O DOSSIÊ DE IMPRENSA PARA OS JOGOS COM MOLDÁVIA E ITÁLIA

CONSULTE AQUI O MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES

Sexta tentativa
Depois da primeira participação no Europeu, Portugal sonha com a estreia na fase final do Mundial de 2019, que irá decorrer em terras gaulesas.

Pela sexta edição consecutiva, a Equipa das Quinas vai tentar chegar à mais importante competição de seleções do Mundo. A formação lusa disputou, sem êxito, o apuramento para os Campeonatos do Mundo de 1999 (EUA), 2003 (EUA), 2007 (China), 2011 (Alemanha) e 2015 (Canadá).

 A melhor prestação portuguesa aconteceu na penúltima tentativa, na qualificação para o Mundial de 2011. Portugal garantiu o 3.º lugar no grupo em que estava inserido, com 12 pontos conquistados em 24 possíveis.

Os adversários de Portugal
Na caminhada rumo ao Mundial de França, Portugal vai defrontar as seleções de Bélgica, Moldávia, Itália e Roménia no Grupo 6 da zona europeia de qualificação. As comandadas de Francisco Neto já disputaram uma partida de qualificação para o Grupo 6, diante das belgas, num jogo que perderam pela margem mínima (1-0). 

A Itália disputou e ganhou três jogos de apuramento para o Mundial 2019, chegando ao Estoril na condição de líder do grupo 6, em igualdade pontual com a Bélgica, que também venceu três partidas. Já a Moldávia perdeu os dois encontros disputados, procurando os primeiros pontos na visita a Portugal.    

Itália no top 20 mundial
A Equipa das Quinas encontra-se na 34.ª posição do ranking mundial da FIFA. A Itália é a adversária mais bem posicionada, ocupando o 18.º posto. Segue-se a Bélgica no 23.º lugar, à frente da Roménia, que está no 38.º. A Moldávia ocupa a 86.º posição no ranking.

Reencontro com romenas
A seleção romena volta a surgir no caminho da armada lusa, um ano depois de ter sido afastada por Portugal no ‘play-off’ de apuramento para o Euro-2017, com um 0-0 no Restelo e um empate a uma bola em Cluj.

Oito vagas europeias
Os sete vencedores de cada grupo de qualificação apuram-se diretamente para o Mundial, enquanto os quatro melhores segundos, na contabilidade dos jogos que fizerem com os primeiros, terceiros e quartos dos seus grupos, irão jogar um ‘playoff’.

O vencedor do 'playoff' juntar-se-á aos sete vencedores dos grupos e, também, à anfitriã França.

24 seleções na fase final
A fase final do Mundial será disputada por 24 seleções. A UEFA é a confederação com mais lugares na prova [oito mais a anfitriã]. A CAF tem três vagas, a AFC possui cinco, e a CONCACAF tem três mais um lugar atribuído via 'playoff'. A Oceania terá apenas uma seleção na fase final do Campeonato do Mundo.


;
;
21 de Novembro 2017
Foto

FPF/André Sanano