“Integridade no Futebol”

FPF

O plantel do Santa Clara foi o último a receber a ação de combate ao “match fixing” que envolveu todas as equipas da Liga NOS e LEDMAN Liga Pro.

O plantel do Santa Clara recebeu este sábado a última ação no âmbito do plano de formação “Integridade no Futebol”, promovido pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) e Liga Portugal.

A ação de hoje completou o conjunto de formações nos 33 clubes/sociedades desportivas, cujo objetivo foi combater eventuais atos de corrupção no âmbito do chamado match fixing (resultados combinados).

Rute Soares, Integrity Officer UEFA/FPF, e João Oliveira, responsável pelo Gabinete Jurídico do SJPF e especialista na matéria do combate à viciação de resultados, assumiram o ato formativo, que contou com a presença de Sónia Carneiro, Diretora Executiva da Liga Portugal para a área jurídica.

Ao longo deste conjunto de ações de formação foi intenção da FPF, do SJPF e da Liga Portugal alertar e dotar os jogadores de conhecimentos e ferramentas de segurança, como é exemplo a plataforma “Deixa-te de Joguinhos”, disponibilizada online pelas três entidades, e onde os atletas podem denunciar quaisquer tentativas ou abordagens suspeitas.

Os três principais responsáveis pela organização e formação no âmbito desta iniciativa fizeram o balanço desta ação de formação.

Rute Soares, Integrity Officer UEFA/FPF:
“A promoção da modalidade depende, também, da sua proteção e é fundamental passar a mensagem do que está por detrás deste fenómeno, riscos que os agentes correm, consequências para a vida de cada um, medidas adotadas e mecanismos de defesa que todos têm ao seu alcance. A disponibilidade demonstrada pelos clubes da I e II Liga e as palavras que recebemos no final de cada ação foram demonstrativas do interesse que o tema tem para todos, pelo que o balanço que faço é verdadeiramente positivo, mas só possível porque FPF, Sindicato e Liga se uniram nesta causa. Quero, por isso, agradecer ao Sindicato dos Jogadores, e em especial ao Dr. João Oliveira, pelo seu importante contributo nas formações efetuadas e apoio permanente na execução do projeto “Deixa-te de Joguinhos”, e felicitar a Liga Portugal, em particular a Dra. Sónia Carneiro, por organizar e possibilitar a realização destas ações em todos os clubes do futebol profissional, medida verdadeiramente exemplar na Europa. A Federação continuará a assumir a defesa da integridade das competições e do futebol como uma prioridade, designadamente através da formação dos agentes desportivos, em cumprimento do programa eleitoral do seu Presidente para o mandato de 2016-2020.”

João Oliveira, responsável pelo Gabinete Jurídico do SJPF:
"O balanço que faço desta iniciativa é muito positivo. Quero dirigir uma mensagem de agradecimento à Dra. Rute Soares, pela disponibilidade e pela excelente dinâmica de equipa que permitiu ao longo das sessões formativas do 'Deixa-te de Joguinhos' e à Dra. Sónia Carneiro, que nos acompanhou em todo este percurso formativo. Fico com a plena convicção de que a mensagem passou e hoje os nossos jogadores estão melhor informados e preparados para reagir se confrontados com abordagens para a manipulação de resultados. Proteger os jogadores e a modalidade é um dever de todos os agentes desportivos. As três entidades envolvidas neste projeto, Sindicato, Federação e Liga, souberam estar à altura das suas responsabilidades. Ninguém deve ficar em silêncio e a plataforma de denúncia criada no âmbito deste projeto é o canal seguro a que devem recorrer. O Sindicato continuará próximo de todos os jogadores e está empenhado em manter uma visão integral dos problemas que os afetam no contexto da sua atividade, procurando uma resposta efetiva às suas necessidades."

Sónia Carneiro, Diretora Executiva da Liga Portugal:
“A Federação Portuguesa de Futebol, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional e o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, conjuntamente, reconheceram a urgência de alertar e preparar os departamentos de futebol profissional para os riscos do fenómeno do match-fixing. O risco de combinação de resultados sempre existiu, mas uma nova realidade associada ao surgimento da internet e ao desenvolvimento das comunicações em geral veio potenciar o crescimento desse fenómeno. Estas iniciativas de formação enquadram-se numa cooperação institucional que não pode acabar nestas ações. A Liga agradece, por isso, toda a colaboração da Drª Rute Soares e do Dr. João Oliveira. Graças à sua dedicação e aos conhecimentos que ambos partilharam, podemos hoje dizer que os jogadores profissionais de futebol que atuam na Liga NOS e na LEDMAN LigaPro ficaram, de uma maneira geral, conscientes das abordagens para os resultados combinados, do risco disciplinar e penal que existe e, finalmente, do risco de um aparente ganho imediato se transformar no prejuízo de uma carreira destruída. Este projeto, no entanto, não termina aqui. Pelo contrário iniciou-se nestas formações uma caminhada pelo jogo limpo. Da minha parte não posso deixar de agradecer a todas as sociedades desportivas pela forma gentil e interessada como nos receberam”.


;

Notícias