PFS lança Congresso Internacional "Football is medicine"

Portugal Football School

A conferência internacional que sublinha a importância da prática desportiva na prevenção e tratamento de doenças decorrerá entre 25 e 26 de janeiro de 2018, na Cidade do Futebol.

A FPF/Portugal Football School lança, esta quarta-feira, o site do Congresso Internacional - Football is medicine. A conferência que irá reunir os mais prestigiados investigadores e peritos nacionais e internacionais para debater a importância da prática recreativa do futebol na prevenção e tratamento de diversas doenças não transmissíveis irá decorrer de 25 a 26 de janeiro de 2018 e terá lugar na Cidade do Futebol, sede da Federação Portuguesa de Futebol.

Pode consultar o site aqui

Entre os temas a debate importa destacar: a inovação no campo da medicina desportiva, a promoção da prática desportiva enquanto veículo para uma vida mais saudável, a promoção do futebol enquanto forma de combate à obesidade infantil e, enquanto estratégia de prevenção e tratamento de doenças crónicas e degenerativas.

No painel de oradores é de salientar a presença de algumas das figuras mais relevantes do panorama cientifico internacional como é o caso do Professor Peter Krustrup da Universidade da Dinamarca do Sul e Membro Honorário da Universidade de Exeter, no Reino Unido, ou o Professor Evert Verhagen, cientista, epidemiologista, membro do Departamento de Saúde Pública e Profissional do Centro Médico Universitário e do Instituto de Investigação e Movimento científico de Amsterdão e co-diretor do Instituto de Ciências do desporto de Amesterdão. Por Portugal, marcarão presença investigadores cujo palmarés académico fala por si só, como é o caso do Professor Pedro Teixeira, catedrático da Universidade de Lisboa e Diretor do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física, com mais de 100 artigos publicados em revistas especializadas.

A Portugal Football School, criada em março de 2017, faz parte da unidade de investigação e desenvolvimento da Federação Portuguesa de Futebol e tem como atividade central e dinamizadora a investigação em Futebol, Futsal e Futebol de Praia, sempre em estreita ligação com a oferta formativa que se pretende desenvolver e com as atividades de intervenção comunitária e de apoio às políticas públicas a implementar.

De forma a concretizar estes objetivos, diversos programas e projetos de investigação, educação e formação têm vindo a ser desenvolvidos junto dos agentes desportivos com responsabilidade na promoção do Futebol em Portugal (treinadores, árbitros, dirigentes, jogadores, médicos, enfermeiros e fisioterapeutas).

André Seabra, diretor da Portugal Football School e Professor Auxiliar com Agregação da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, disse: “é com enorme satisfação que damos conta do lançamento do congresso internacional “Football is Medicine”. Este regozijo tem que ver com o simbolismo e a importância deste evento. Primeiramente, pelo facto de ser o primeiro evento científico organizado pela Portugal Football School, o que vem concretizar um dos seus objetivos e que passa pela promoção de investigação que seja relevante e capaz de contribuir de forma significativa para a melhoria do futebol. Em segundo lugar, por ser um encontro que reúne a participação dos mais prestigiados investigadores mundiais em torno da importância do futebol para a saúde e qualidade de vida das populações e na prevenção e tratamento de muitas doenças crónicas. Por tudo isso acreditamos que estão garantidas as condições para um congresso de alto nível.”

Paulo Beckert, médico coordenador da Unidade de Saúde e Performance da FPF, referiu que “ Participar num evento desta natureza e dimensão, onde se reúnem em Portugal a convite da FPF /Portugal Football School investigadores e peritos das áreas das ciências do desporto e da medicina desportiva  associadas ao futebol, é uma oportunidade única para a aquisição de conhecimentos e partilha de experiências entre todos os que se interessam por futebol e pela sua  prática recreativa  como forma de promoção de ganhos em saúde e de prevenção de doenças associadas ao sedentarismo. Promover a prática recreativa do futebol é promover a saúde e a prática de hábitos de vida saudáveis. Desejamos e esperamos que sejam dois dias fantásticos do ponto vista científico e social.”


;
;
15 de Novembro 2017
Foto

FPF