Seleção Sub-21

Suíça à vista

Seleção Sub-21

Portugal continua a preparar encontro frente à Suíça em Paços de Ferreira. Diogo Jota quer regressar às vitórias.

A Seleção Nacional sub-21 voltou a treinar este domingo em Paços de Ferreira já na reta final para a preparação do encontro frente à Suíça.

Recorde-se que as duas congéneres encontram-se já na próxima terça-feira, dia 14, às 17h30, no Estádio Capital do Móvel. O encontro será transmitido no canal CMTV. 

No treino os 22 convocados estiveram à disposição do Selecionador Nacional Rui Jorge.

Em declarações aos jornalistas, Diogo Jota fez a antevisão da partida frente aos suíços: "“Temos uma nova geração, jogadores que estão aqui pela primeira vez, temos de trabalhar e assimilar processos. Estávamos à espera de vencer a maior parte dos jogos, estes últimos dois (derrota na Bósnia-Herzegovina por 3-1 e empate 1-1 na Roménia) não foram como nós pretendíamos, mas o mais importante é tentar reagir e tentar regressar às vitórias", disse.

O avançado sublinhou o regresso ao clube onde se lançou, recordando Paços de Ferreira com "um sítio especial" e deu a fórmula para conseguir uma vitória frente à Suíça: "Temos entrado bem, sempre a vencer, e, depois, falta-nos esse controlo, porque, a partir do momento que estamos na frente, temos de saber gerir e a alargar os resultados, para não correr o risco de as equipas chegarem à igualdade, como tem acontecido", terminou.

Agenda
A Seleção Nacional sub-21 realiza, esta segunda-feira às 17 h00 no Estádio Capital do Móvel, o treino oficial habitual na véspera dos encontros oficiais. O Selecionador Nacional Rui Jorge estará presente, às 16h4o, na habitual conferência de imprensa.

Portugal dependente de si mesmo

Recorde-se que este será quarto encontro rumo ao Euro 2019 cuja fase final será disputada em Itália e San Marino.

Portugal está sediado no Grupo 8 onde tem como adversários as congéneres do País de Gales, Suíça, Roménia, Bósnia Herzegovina e Liechtenstein.

Recorde-se que, depois de uma vitória caseira frente ao País de Gales, por 2-0, Portugal perdeu na deslocação à Bósnia-Herzegovina por 3-1, e empatou na Roménia, face ao líder do agrupamento, por 1-1. A equipa lusa encontra-se totalmente dependente de si própria face ao menor número de jogos disputados que os seus adversários. 

Assim, a Roménia lidera o grupo com onze pontos em cinco jogos disputados. Seguem-se Bósnia (9 pontos em 5 jogos), Suíça (7 pontos e 5 jogos), Gales (6 pontos e 4 jogos), Portugal (4 pontos em 3 jogos) e Liechtenstein (0 pontos, 4 jogos). 

Acreditação

O processo de acreditação para o Portugal-Suíça, que termina no próximo dia 13 de novembro pode ser efetuado aqui. 

Convocatória

Para estas partidas de qualificação foram chamados 22 jogadores. 

Eis a lista completa de convocados:

Guarda-redes: Joel Pereira (Manchester United), Diogo Costa (FC Porto) e André Ferreira (Leixões SC)

Defesas: Diogo Dalot (FC Porto), Fernando Fonseca (Estoril Praia), Ivanildo Fernandes (Sporting CP), Rúben Dias (SL Benfica), Jorge Fernandes (FC Porto), Francisco Ferreira (SL Benfica), Yuri Ribeiro (Rio Ave FC) e Pedro Amaral (SL Benfica).

Médios: Pedro Rodrigues (Estoril Praia), Stephen (Leixões SC), Pedro Delgado (Sporting CP), João Félix (SL Benfica), Xadas (SC Braga), João Carvalho (SL Benfica), Rafael Barbosa (Sporting CP) e Gil Dias (AC Fiorentina).  

Avançados: Diogo Jota (Wolverhampton), Heriberto Tavares (SL Benfica), Diogo Gonçalves (SL Benfica).

Clique aqui para consultar o dossiê de imprensa que inclui o programa da Seleção

Clique aqui para consultar o mapa de internacionalizações dos jogadores convocados.

EURO 2019

Na fase de qualificação do Europeu de Itália 54 países competem pelas onze vagas na fase final do Euro sub-21,a disputar em 2019.

Os nove vencedores dos grupos qualificam-se diretamente para a fase final do Euro 2019, a disputar em Itália, cuja seleção já está automaticamente qualificada, e em San Marino. 

Os quatro melhores segundos classificados dos nove grupos - tendo em conta apenas os resultados frente aos cinco primeiros classificados de cada grupo, disputarão um play-off para definir os dois últimos classificados para o Euro 2019.

Com destaque para as seleções do Kosovo e Gibraltar, estreantes em fase de qualificação para o Euro sub-21, os nove grupos ficaram assim definidos:

Grupo 1: República Checa, Croácia, Grécia, Moldávia, Bielorrússia e San Marino

Grupo 2: Espanha, Eslováquia, Islândia, Albânia, Estónia e Irlanda do Norte.

Grupo 3: Dinamarca, Polónia, Finlândia, Geórgia, Lituânia e Ilhas Faroé.

Grupo 4: Inglaterra, Holanda, Ucrânia, Escócia, Letónia e Andorra.

Grupo 5: Alemanha, Israel, Noruega, República da Irlanda, Azerbaijão e Kosovo.

Grupo 6: Suécia, Bélgica, Turquia, Hungria, Chipre e Malta.

Grupo 7: Sérvia, Áustria, Rússia, Macedónia, Arménia e Gibraltar.

Grupo 8: Portugal, Suíça, Roménia, País de Gales, Bósnia-Herzegovina e Liechtenstein.

Grupo 9: França, Eslovénia, Montenegro Bulgária, Kasaquistão e Luxemburgo.

 


;

Notícias