Goleada garante passagem à Ronda de Elite

Futebol Fem. - Sub-19

A Equipa das Quinas alcançou, esta sexta-feira, o apuramento para a Ronda de Elite de acesso ao Euro'2018, ao golear o Chipre por 7-0, em jogo disputado no Estádio Municipal de Mangualde.

A Seleção Nacional feminina sub-19 garantiu, esta sexta-feira, a passagem à Ronda de Elite de acesso ao Euro'2018. A formação portuguesa carimbou a presença nessa fase com uma vitória robusta diante do Chipre, por 7-0, num encontro disputado no Estádio Municipal de Mangualde. Joana Martins esteve em destaque com um hat-trick.

A equipa orientada por José Paisana teve, desde o início, um ascendente claro sobre as cipriotas, embora tenha encontrado, numa fase inicial, algumas dificuldades em ultrapassar o bloco defensivo do adversário. O nulo foi desfeito à beira do intervalo, mais concretamente aos 44', com Diva Meira a marcar num lance de insistência.

Na segunda metade do encontro, Portugal foi mais acutilante ofensivamente e os golos foram surgindo com naturalidade. Aos 47', Joana Martins faz o 2-0, num momento genial, seguindo-se o tento de Inês Macedo (56') pouco depois. Joana Martins, à passagem do minuto 63', aumentou a vantagem, com Constança Silva (76') a fazer o 5-0 na grande área. Joana Martins (81') viria a coroar a sua grande exibição com um hat-trick rubricado na cobrança de um penálti. Perto do final, Inês Macedo (90+3') voltou a marcar, fechando o marcador nos 7-0.

No outro jogo do grupo, a Noruega goleou a Irlanda do Norte por 7-0 e também garantiu a presença na Ronda de Elite. Os dois primeiros classificados de cada um dos 12 grupos, bem como os 4 melhores terceiros classificados, qualificam-se para a Ronda de Elite do Europeu de sub-19 feminino. Para determinação dos melhores terceiros classificados contam apenas os jogos realizados com o vencedor e o segundo classificado do grupo.

Na última ronda, Portugal e Noruega disputam o 1.º lugar do grupo 5, num encontro agendado para a próxima segunda-feira, pelas 16h00, no Estádio do Fontelo, em Viseu.

José Paisana em discurso direto:

"Conseguimos um objetivo que é sempre difícil de alcançar: chegar às 24 melhores equipas da Europa. Tivemos empenho, entrega e competência. Jogámos praticamente sempre bem. Defrontar equipas com este padrão de jogo é sempre difícil e nós sabíamo-lo. Tentámos contrariar as dificuldades que previmos e dissemos às jogadoras que o primeiro golo iria desbloquear o encontro. Na segunda parte a equipa soube circular a bola e instalar-se, fê-lo melhor comparativamente ao primeiro tempo."

"Agora as dificuldades serão maiores com a Noruega, mas elas terão de ser melhores que nós para ganhar o jogo. A Noruega é uma seleção muito robusta em termos morfológicos, com um jogo direto muito perigoso pelo desgaste que provoca. É uma equipa competente, a favorita do grupo, mas nós vamos dar o nosso melhor para conseguir intranquilizá-las."

Andreia Faria em discurso direto:

"O mais importante foi ter-mos conquistado os três pontos e a qualificação para a Ronda de Elite. A nossa equipa é vencedora e quer sempre mais. Entrámos bem, mas com alguma ansiedade e os nervos à flor da pele. Acho que podíamos ter feito melhor, mas já foi bom. Não estávamos preocupadas com o resultado da Noruega frente ao Chipre. Queremos sempre dar o nosso melhor, queremos sempre ganhar todos os jogos e respitámos o Chipre. Não vínhamos com a intenção de golear esta equipa."

"A Noruega é uma equipa constituída por jogadoras com muita capacidade física, respeitamo-la tal como respeitámos a Irlanda do Norte e o Chipre. Já estamos apuradas, mas queremos tentar ganhar o grupo só com vitórias para conseguir chegar ao pote 1 [no sorteio da Ronda de Elite]. Não nos pode falar garra nem união."

Ficha de jo
1.º Torneio de Qualificação para o Campeonato da Europa Suíça 2018
2.ª jornada do Grupo 5
Estádio Municipal de Mangualde

Árbitro: Ewa Augustyn (Polónia).
Árbitros assistentes: Aleksandra Prus (Polónia) e Diana Vanaga (Letónia).
Quarto árbitro: Viola Raudziņa (Letónia).

Portugal 7-0 Chipre (1-0 ao intervalo)

Portugal: Inês Pereira, Inês Queiroga, Paula Ferreira, Cláudia Machado, Diva Meira (Juliana Domingues,67'), Nicole Nunes, Andreia Faria, Joana Martins, Carolina Rocha (Inês Macedo, 38'), Catarina Amado (cap.) (Andreia Freitas, 63') e Constança Silva
Suplentes não utilizadas: Carolina Dias, Océane Brandão, Daniela Ferreira Silva, Ana Beatriz Correia, Maria Inês, Neuza Besugo 
Treinador: José Paisana.
Golos: Diva Meira (44'), Joana Martins (47', 63' e 81' g.p.), Inês Macedo (56' e 90+3') e Constança Silva (76')
Disciplina: Cartão amarelo a Andreia Faria (74')

Chipre: Georgia Katsonouri, Filippa Savva (cap.), Iliana Antoniou, Athina Pantazi, Chryso Michael, Katerina Panagiotou, Stavriana Antoniou, Chara Charalambous (Eleni Loukaidou, 79'), Despoina Chrysostomou (Maria Zachariou, 46'), Eyfrosyni Theocharous (Charikleia Dionysiou, 46') e Anna Giorka
Suplentes não utilizadas: Antouaneta Chrysanthou, Maria Anastasia Karaspyrou, Rafaella Pavlou, Panagiota Theophilou, Panagiota Nestoros, Evrisa Afroditi Evripidou,
Treinador: Andreas Vasiliou
Golos: -.
Disciplina: -.


;

Notícias