Fórum de arbitragem reforça política de proximidade

Arbitragem

Encontro decorreu em Albergaria-a-Velha e serviu para afinar estratégias e para troca de experiências entre as associações distritais

Foi um novo sucesso a 13ª edição do Fórum de Arbitragem, que decorreu desta vez na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha, em parcecia com a Câmara Municipal e com a Associação de Futebol de Aveiro. Afinar estratégias e trocar experiências entre o Conselho de Arbitragem nacional e as associações distritais, bem como com os respetivos órgãos de arbitragem, foi um dos principais objetivos da iniciativa, no âmbito de uma política de proximidade, considerada prioritária.

A sessão de abertura contou com a presença do presidente do CA da FPF, José Fontelas Gomes, que destacou "a importância de trabalhar em conjunto para que a arbitragem tenha cada vez maior credibilidade". Ao mesmo tempo, agradeceu ao presidente da FPF, Fernando Gomes, pelo "investimento que tem feito na arbitragem", mas igualmente pela recente tomada de posição pública para defender a arbitragem nacional e pela aposta no vídeo-árbitro, mediante um avultado investimento financeiro. E até deixou um desabafo, depois de fazer um balanço positivo do VAR em Portugal, tido como "um passo importante para a arbitragem nacional e internacional". "Mais problemas vão ter os campeonatos que não têm VAR", explicou Fontelas Gomes.

Arménio Pinho, presidente da AF Aveiro, contou um pouco da realidade da sua associação, tal como o líder do CA distrital, José Pereira. O presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, António Loureiro, disse ser um prazer para o concelho receber "este tipo de eventos". Antes do início dos trabalhos, foi ainda guardado um minuto de silêncio em memória de José Pratas, antigo árbitro recentemente falecido.

Durante o fórum, foram discutidas questões como o modelo de avaliação de árbitros, a captação e a retenção dos novos árbitros, em trabalhos de grupo. Foram ainda apresentadas propostas por parte do CA da FPF, a saber: criação de uma comissão de interpretação das Leis de Jogo, bem como realizar workshops para instrutores distritais, o primeiro deles já no próximo dia 28 de outubro deste ano. Fontelas Gomes anunciou algumas medidas tendo em vista a formação, respondendo às dúvidas colocadas pelos conselhos de arbitragem distritais sobre as mais diversas questões.

Na sessão de encerramento participou o vice-presidente da FPF, Hermínio Loureiro, o presidente do CA da FPF, Fontelas Gomes, e o líder da APAF, Luciano Gonçalves.


;

Notícias