Portugal na Ronda de Elite do Euro 2018

Futebol Fem. - Sub-17

Portugal perdeu frente à Áustria por 2-1 mas qualificou-se, em segundo lugar do Grupo 10, para a Ronda de Elite. Marisa Gomes satisfeita

Portugal perdeu frente à congénere da Áustria, por 2-1, na partida que decidia o vencedor do Grupo 10 do 1º Torneio de Apuramento para o Euro 2018 da Lituânia. 

Depos de vencer a Irlanda do Norte por 2-1 e a Geórgia por 11-0, a Seleção Nacional sub-17, sublinhe-se, já estava automaticamente apurada para a Ronda de Elite.

Num encontro sempre muito repartido e em que Portugal até se superiorizou à forte equipa austríaca durante longos períodos do encontro, as adversárias inauguraram o marcador por Mittmair, aos 35´. 

Descomplexadas perante um oponente mais forte fisicamente, as lusas foram à procura do empate que surgiu, já em tempo  de descontos da primeira parte, num belo golo de chapéu de Telma Encarnação.

Numa segunda parte muito equilibrada e em que as portuguesas se bateram sempre de igual para igual, a Áustria acabou por ser mais eficaz: um golo de Kolb, aos 55´, acabou por garantir os três pontos e o primeiro lugar do Grupo 10. 

A equipa lusa marcará agora presença na derradeira fase de qualifciação para o Euro 2018 da Lituânia.

A brilhante qualificação mereceu às comandadas de Marisa Gomes uma enorme ovação no final do encontro.  

Marisa Gomes em discurso direto:

-"Fizemos uma excelente primeira parte, onde demonstrámos que evoluímos ao longo do 1º Torneio de Apuramento. Conseguimos contraria o futebol atlético e muito pressionante das austríacas e criámos muito problemas. Na segunda parte, o encontro não foi tão conseguido: deixámos-nos cair no jogo mais físico delas; fomos mais precipitadas e não conseguimos ter a eficácia do nosso adversário. Perdemos o encontro e o primeiro lugar do grupo apesar de considerar que não somos inferiores à Áustria"

-"Estou satisfeita por termos atingido os objetivos a que nos propusemos: atingir a Ronda de Elite e demonstrar uma clara evolução ao longo do torneio. Temos sido coerentes no nosso trabalho que também passa por dar experiências vitoriosas às nossas jogadoras. Já há uns anos que temos tido mais sucessos e isso vai oferecer jogadoras mais preparadas nos próximos anos". 

-"O objetivo na Ronda de Elite é chegaramos o mais longe possível. Claro que também temos de ver o sorteio de novembro mas partimos para esta derradeira qualificação com ambição". 

Ficha de jogo
1.º Torneio de Apuramento para o Campeonato da Europa Lituânia-2018
Grupo 10 - 3.ª jornada

Estádio Municipal Carlos Duarte (Pampilhosa)

Árbitra: Irina Lyussina (BEL)
Árbitras assistentes: Maria Etienne (BEL) e Petruta Iugulescu (ROU)
Quarta árbitra: Iuliana Demetrescu (ROU)

Portugal 1-2 Áustria

Portugal: Carolina Martins, Bárbara Lopes, Daniela Santos, Maria Dias, Mariana Rosa, Ana Albuquerque, Marta Ferreira (Sónia Costa,53´),Beatriz Cameirão (Cap.) (Francisca Silva, 60´), Andreia Jacinto, Telma Encarnação e Ana Teles (Luana Marques, 76´).
Suplentes: Patrícia Leitão; Sofia Silva, Joana Gomes, Mariana Campino, Bárbara Lopes, Vera Cid e Inês Barge.
Treinadora: Marisa Gomes
Golos: Telma Encarnação (40+1).

Áustria: Gurtner, Bereuter,  Grogasteiger, Wenger, Degen(Cap), Kolb (Hildebrand, 79´), Mittermair, Kröll (Kofler, 57´), Plattner, Frieser (Wagner, 69´) e Höbinger
Suplentes: Krammer(GK), Pototschnig, Rankovic, Gutensohn, Sommer, Schasching.
Treinador: Markus Hackel
Golos: Mittermair (35´) e Kolb (55´).
Disciplina: -.


;

Notícias