Seleção Sub-21

Preparação arranca

Seleção Sub-21

Seleção Nacional sub-21 iniciou estágio para o encontro de qualificação frente ao País de Gales, a disputar em Chaves. Pedro Amaral (SL Benfica) substitui Yuri Ribeiro na convocatória.

A Equipa das Quinas iniciou, esta segunda-feira, na Cidade do Futebol, o estágio de preparação para a partida frente ao País de Gales, a disputar, dia 5 de setembro, pelas 19h15 no Estádio Municipal de Chaves. 

Recorde-se que este é o encontro estreia na qualificação para o Euro 2019 cuja fase final será disputada em Itália e San Marino. Portugal está sediado no Grupo 8  onde encontrará as congéneres do País de Gales, Suíça, Roménia, Bósnia Herzegovina e Liechtenstein.

No primeiro treino da operação País de Gales registou-se a ausência de Jorge Fernandes, a recuperar de sindroma gripal. Yuri Ribeiro surgiu com uma lesão muscular e, depois de reavaliado pelo USP, vai ser sujeito a uma paragem de 5 a 8 dias. Com o encontro frente ao País de Gales agendado para 5 de setembro, Rui Jorge decidiu convocar Pedro Amaral (SL Benfica) para o lugar de Yuri Ribeiro.

Diogo Dalot, em conferência de imprensa que antecedeu o treino, revelou que o foco está totalmente direcionado num bom início de qualificação: "Estamos a falar de um nível muito elevado e a dificuldade vai ser sempre grande. Estamos focados no primeiro jogo com o País de Gales e é nesse que vamos trabalhar. É um jogo difícil, os jogos a este nível vão ser todos complicados e vamos trabalhar ao máximo para preparar esse jogo da melhor maneira", referiu.

O defesa direito do FC Porto ainda sublinhou o orgulho por voltar a ser chamado para os sub-21: “Sinto que estou a evoluir e que o que quero é poder estar ao mais alto nível, isso só me traz mais oportunidades, mais espaço para eu poder evoluir e isso certamente é o mais importante para mim”, acrescentou.

AGENDA

A Seleção Nacional sub-21 volta a treinar na Cidade do Futebol esta terça-feira, às 17h30. A conferência de imprensa com um jogador a designar realiza-se às 17h10, na Cidade do Futebol.

Para estas primeira partida de qualificação foram chamados 23 jogadores.

Eis a lista completa de convocados:

Guarda-redes: Diogo Costa (FC Porto), Joel Pereira (Manchester United) e Pedro Silva (Sporting CP)

Defesas: Fernando Fonseca (Estoril Praia), Ivanildo Fernandes (Sporting CP), Jorge Fernandes (FC Porto), Diogo Dalot (FC Porto), Ruben Dias (SL Benfica), Francisco Ferreira (SL Benfica), Luís Mata (FC Porto) e Pedro Amaral (SL Benfica).

Médios: Rúben Neves (Wolverhampton), André Horta (SL Benfica), Xadas (SC Braga), Renato Sanches (Bayern de Munique); João Carvalho (SL Benfica), João Gamboa (Marítimo Madeira), Pedro Delgado (Sporting CP), Rafael Barbosa (Sporting CP) e Gil Dias (AC Fiorentina).  

Avançados: Alexandre Silva (Vitória SC), Diogo Gonçalves (SL Benfica), Gonçalo Guedes (Paris Saint Germain).

Clique aqui para consultar o dossiê de imprensa que inclui o programa da Seleção

Clique aqui para consultar o mapa de internacionalizações dos jogadores convocados.

Acreditação media

O processo de acreditação media decorre até o próximo dia 1 de setembro. Clique aqui para saber mais.

Campeonato da Europa 2019

Na fase de qualificação do Europeu 2019 54 países competem pelas onze vagas na fase final do Euro sub-21,a disputar em 2019.

Os nove vencedores dos grupos qualificam-se diretamente para a fase final do Euro 2019, a disputar em Itália, cuja seleção já está automaticamente qualificada, e em San Marino. 

Os quatro melhores classificados dos nove grupos - tendo em conta apenas os resultados frente aos cinco primeiros classificados de cada grupo, disputarão um play-off para definir os dois últimos classificados para o Euro 2019.

Com destaque para as seleções do Kosovo e Gibraltar, estreantes em fase de qualificação para o Euro sub-21, os nove grupos ficaram assim definidos:

Grupo 1: República Checa, Croácia, Grécia, Moldávia, Bielorrússia e San Marino

Grupo 2: Espanha, Eslováquia, Islândia, Albânia, Estónia e Irlanda do Norte.

Grupo 3: Dinamarca, Polónia, Finlândia, Geórgia, Lituânia e Ilhas Faroé.

Grupo 4: Inglaterra, Holanda, Ucrânia, Escócia, Letónia e Andorra.

Grupo 5: Alemanha, Israel, Noruega, República da Irlanda, Azerbaijão e Kosovo.

Grupo 6: Suécia, Bélgica, Turquia, Hungria, Chipre e Malta.

Grupo 7: Sérvia, Áustria, Rússia, Macedónia, Arménia e Gibraltar.

Grupo 8: Portugal, Suíça, Roménia, País de Gales, Bósnia-Herzegovina e Liechtenstein.

Grupo 9: França, Eslovénia, Montenegro Bulgária, Kasaquistão e Luxemburgo.


;