IFAB destaca avanços no projeto do vídeo-árbitro

Video-Árbitro

Organismo internacional fala das várias ligas que iniciaram o projeto “live”, referindo-se naturalmente ao caso de Portugal

O IFAB fez uma nota a congratular-se com o avanço dado no projeto do vídeo-árbitro para a nova temporada. O organismo internacional que é responsável pelas alterações à Leis de Jogo explica que aquela ferramenta passou a ser utilizada “live” em várias ligas mundiais, depois de cumpridos todos os requisitos da fase de testes.

Depois da Coreia do Sul e dos Estados Unidos (Major League Soccer), o IFAB fala do caso da Itália, Alemanha e Portugal, que vão utilizar o VAR (Video Assistant Referee) durante toda a temporada. A Polónia e a Bélgica, igualmente no projeto, vão utilizar o vídeo-árbitro em alguns dos seus jogos, ao passo que a Holanda continua em fase de testes. A confederação sul-americana, CONMEBOL, e outros países encontram-se em fase experimental e pode avançar para o modelo “live” nos próximos meses.

Depois dos progressos feitos nos últimos meses, com destaque para o Campeonato do Mundo de Sub-20, na Coreia do Sul, e na Taça das Confederações, disputada na Rússia, o IFAB vai estar atento às centenas de jogos “live” que vão disputar-se na corrente temporada, de forma a que possa tomar uma decisão final sobre o vídeo-árbitro em março do próximo ano.

Para além de algumas competições da FIFA, há 15 países envolvidos no projeto do vídeo-árbitro um pouco por todo o mundo: Alemanha, Arábia Saudita, Austrália, Bélgica, Brasil, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Polónia, Portugal, Qatar, República Checa e Turquia. A universidade belga KU Leuven está a recolher e analisar todos os dados das experiências VAR.


;

Notícias