Como funciona o vídeo-árbitro

Video-Árbitro

Conselho de Arbitragem divulga processo de decisão de equipa de arbitragem no encontro entre Sporting CP e AC Mónaco.

O Conselho de Arbitragem divulgou esta quinta-feira o áudio da conversação entre árbitro, árbitros assistentes e vídeo-árbitros que esteve na base da decisão de anular o golo de Rony Lopes no Sporting-Mónaco.

O objetivo da divulgação é ajudar os adeptos e os agentes desportivos a compreender o processo de tomada de decisão agora que o vídeo-árbitro passará a ser utilizado em Portugal na Liga NOS.

No vídeo podemos ver os planos das quatro câmaras que estão a ser vistas pelos vídeo-árbitros neste lance. De notar que o vídeo-árbitro segue o jogo com três segundos de atraso em relação ao tempo real, o que facilita a reação nos momentos que obrigam ao visionamento de imagens. Este tempo de delay é o recomendado pelo International Board (IFAB).

No clip do lance começamos por ouvir o árbitro do jogo, Artur Soares Dias, a dar indicação de golo.

Vasco Santos, assistente de vídeo-árbitro neste jogo, dá a indicação ao árbitro de que deve impedir que o jogo seja reatado, para que o lance possa ser analisado.

Soares Dias fica a saber que existe a possibilidade de haver fora-de-jogo de um futebolista do Mónaco. Esta possibilidade é logo a seguir confirmada por João Pinheiro, o vídeo-árbitro.

Perante esta indicação, Artur Soares Dias decide anular o golo. Rui Licínio, o árbitro assistente, sugere ao árbitro a possibilidade de se deslocar à área de revisão para ver o lance, mas o árbitro entende que face à indicação que recebeu tal não é necessário. E o golo é anulado.

No clip é ainda possível ouvir o árbitro a explicar ao guarda-redes do Sporting a razão para o golo ter sido anulado e a indicação para que a partida recomece.


;

Notícias