Nota máxima na escola e nos relvados

Torneio Lopes da Silva

João Miguel Guedes é um exemplo a seguir. O jogador da AF Santarém concilia na perfeição os estudos, com notas de excelência, e o sucesso com a bola nos pés.

O futebol é exigente. A prática do desporto-rei exige muito trabalho, retira algum tempo e impõe alguns sacrifícios, diminuindo a disponibilidade para outros assuntos e atividades importantes, como é o caso da educação. João Miguel Guedes é um caso de sucesso que vem provar, de forma inequívoca, que é possível ser excelente na escola e no futebol, simultaneamente.

Nos relvados é autoritário, rigoroso e sereno, não fosse ele central. Na escola é disciplinado, dedicado e atento, não fosse ele um aluno que teve nota 5 em tudo, com exceção de Educação Visual, onde "só" teve 4. João Miguel Guedes, que se encontra a disputar o Torneio Lopes da Silva pela AF Santarém, e que irá frequentar o 9.º ano da Escola Secundária de Coruche, já esteve 6 meses em Alcochete a jogar pelo Sporting CP e o seu sucesso na escola leva-o a ter o claro objetivo de se tornar Engenheiro Informático.

De acordo com Guedes, o segredo desta perfeita conciliação, entre os relvados e os livros, reside na atenção: "Estou sempre concentrado nas aulas, por isso não há a necessidade de estudar tanto em casa. Não é muito difícil conciliar a escola com o futebol. Os treinos são às 19h00 e eu costumo estudar depois das aulas, das 16h00 às 17h00", referiu, em entrevista ao fpf.pt.

O defesa central, que tem sido um dos indiscutíveis na formação de Santarém, também explicou a sua paixão pela informática e a razão por querer tornar-se engenheiro: "Como a tecnologia e a informática está sempre a evoluir, acho que será interessante seguir este caminho, até porque é uma vertente em que é razoavelmente acessível arranjar emprego. Também gostaria de seguir esta área porque gosto muito de computadores", acrescentou.

Apreciador de livros de ação e de assuntos relacionados com a 2.ª Guerra Mundial, João Miguel Guedes não esconde a paixão pelos computadores, confessando ainda o hábito de jogar "League of Legends" e "Counter Strike".

A finalizar, o central ainda se mostrou consciente da importância do Torneio Lopes da Silva e apontou alguns objetivos pessoais: "Esta prova é uma grande oportunidade para todos os jovens que querem seguir a carreira de futebol profissional e atingir um nível mais alto. Gostava de conseguir ser chamado para o ano à Seleção Nacional sub-15, acho que é o objetivo de todos", revelou.

 


;
;
28 de Junho 2017
Foto

Diogo Pinto/FPF

Notícias