Momento de puro desportivismo origina primeiro cartão branco

Torneio Lopes da Silva

O encontro entre a AF Viana do Castelo e AF Castelo Branco ficou marcado pela primeira aparição do cartão branco, no seguimento de um lance onde o fair play e o desportivismo foram evidentes

Dia histórico no Torneio Lopes da Silva. O encontro que opôs, este domingo, a AF Viana do Castelo e AF Castelo Branco foi uma partida muito disputada, com emoção e que terminou com 4 golos (2-2). No entanto, este referido encontro ficou marcado pela primeira aparição do cartão branco, medida recentemente lançada pela FPF e que se estreou nesta competição interassociações sub-14.

Esta decisão, ministrada por Miguel Serpa, árbitro da partida, esteve relacionada com um gesto de puro desportivismo e fair play protagonizado durante a partida. No seguimento de um choque violento, o guarda-redes da AF Viana do Castelo ficou no relvado a necessitar de assistência urgente, algo que sucedeu com muita prontidão por parte da equipa médica da AF Castelo Branco, que estava mais perto do lance, num gesto altruísta e que demonstra um nível de desportivismo e de fair play assinaláveis. 

O árbitro da partida decidiu, no seguimento desta atitude, premiar esta atitude com a mostragem do cartão branco. Miguel Serpa, em declarações ao fpf.pt, explicou as razões de ter mostrado o cartão branco: "Foi a prontidão da equipa médica de Castelo Branco a socorrer o jogador adversário que me levou a tomar esta decisão. São atitudes como esta que são dignas da mostragem do cartão branco. Estas situações devem ser premiadas para que continuem a ser praticadas" revelou, em declarações a fpf.pt.

Miguel Serpa, árbitro da AF Beja, acredita que a implementação do cartão branco é interessante para o crescimento e evolução dos jovens jogadores: "Considero muito importante esta forma de premiar o desportivismo e o fair play. O facto de haver este prémio faz com que os jogadores sintam que vale a pena repetir as boas atitudes. É importante também contribuir para que os jogadores cresçam com bons valores", acrescentou.

Para além do banco da equipa de Castelo Branco, também o público nas bancadas viu cartão branco. De acordo com o árbitro da partida, as pessoas mostraram grande preocupação com o estado de saúde do atleta e revelaram grande apoio no momento em que o referido jogador foi transportado para a ambulância.

Importa referir que o cartão branco é uma ferramenta que servirá para reconhecer e premiar os comportamentos corretos no terreno de jogo, aplicando-se a jogadores, técnicos e também adeptos. Esta nova medida passará a ser utilizada em todos os torneios interassociações organizados pelo organismo.

Em 2018/19, a FPF espera alargar a sua utilização a todas as competições nacionais de formação, na certeza de que é possível melhorar o futebol desde a base, incutindo condutas exemplares que contagiem todos os agentes desportivos.


;
;
25 de Junho 2017
Foto

Diogo Pinto/FPF

Notícias