Rui Jorge: "Triste mas muito orgulhoso"

Seleção Sub-21

O Selecionador Nacional sub-21 elogiou o desempenho e o comportamento dos seus jogadores no Campeonato da Europa da Polónia.

Rui Jorge surgiu na zona de entrevistas rápidas da Sporttv visivelmente emocionado e o discurso correspondeu à expressão facial. O técnico português estava naturalmente triste pela eliminação de Portugal no Europeu sub-21, mas os sentimentos misturavam-se: "Não conseguimos os números que nos colocariam nas quatro melhores equipas ou com a possibilidade de estar nas melhores equipas da Europa até amanhã [sábado]. É  óbvio que este resultado não tem qualquer sabor de vitória."

"Marcar quatro golos numa fase final sub-21 é tarefa difícil. Nós conseguimo-lo, mas sofremos mais um golo do que aquele que poderiamos. Fomos penalizádos por isso, mas lutámos até ao último minuto. Estou muito triste pelos jogadores que tenho, que fizeram uma qualificação inteira fantástica, com um comportamento fantástico. Na fase final também, mas esta competiçao é assim: com duas vitórias e uma derrota estamos arredados das meias-finais."

Na opinião da Equipa das Quinas, a eliminação na fase de grupos do Campeonato da Europa é injusta: "São momentos difíceis, acho que estes jogadores mereciam estar nas quatro melhores equipas europeias por todo o percurso que tiveram e pelo comportamento que demonstraram. Assim não aconteceu e resta-me desejar-lhes a maior sorte, pessoal e profissional."

"Antes do jogo, no balneário, citei uma frase: 'Não sei como vai ficar o jogo, mas sei que vou gostar de ver.' Isso enche-me de orgulho porque essa é a imagem que queremos ter. Nós queremos ganhar, adoramos ganhar mas também queremos que as pessoas gostem de nos ver. Isto não tem apenas a ver com a qualidade do futebol, tem a ver com a paixão que os jogadores põem em campo. A faltarem dois golos para sermos apurados em cima dos 90', eles não páram de correr, lutar e acreditar. Qundo é assim...estou triste, mas muito orgulhoso." 

Gonçalo Paciência em discurso direto:

"A equipa esteve muito bem. Tivemos uma entrada muito forte, mas fomos penalizados com erros - para se perder e ganhar tem de haver erros e foi o que aconteceu. Como toda a gente teve oportunidade de ver, caímos de pé. A equipa deu tudo até ao último segundo. Quando é assim, claro que temos de ficar tristes, mas não podemos fazer muito mais.

Sabíamos que o jogo com a Espanha era determinante. Apesar de hoje termos feito mais um grande jogo, com entrega e qualidade, tivemos um resultado negativo que foi determinante. Depois, este último jogo, sabíamos que ia ser muito difícil. São estes dois jogos que acabam por nos penalizar."

Rúben Neves em discurso direto:

"Conseguimos os quatro golos, mas infelizmente sofremos dois. Tal como no jogo com a Espanha, houve um ressalto no primeiro golo. Acho que nos faltou a pontinha de sorte necessária num torneio com este formato, mas isto vai fazer-nos crescer ainda mais.

Foi uma eliminação injusta, mas saímos de consciência completamente tranquila. Quando assim é, não há nada a apontar. Toda a equipa, todo o staff, todas as pessoas que estiveram cá connosco, deram tudo o que tinham.

Iremos dar muito mais alegrias aos portugueses. Queria que nos recordassem de forma positiva. A quem dá tudo, a quem tem grande paixão pelo país e a demonstra como nós o fazemos, não há nada a apontar. Dignificámos o nosso país."


;

Notícias