Rui Jorge: "O objetivo é vencer"

Seleção Sub-21

Rui Jorge aposta na "entrega" e "alma" da equipa lusa para vencer a Macedónia e ficar mais próximo das meias-finais do Euro 2017. Contas complicam-se com vitória da Eslováquia.

O Selecionador Nacional sub-21 afirmou, esta quinta-feira, que Portugal só pensa na vitória frente à Macedónia, jogo a realizar esta sexta-feira, em Gdynia, às 19h45, e que pode definir a passagem de Portugal às meias-finais do Euro 2017 da Polónia.

Em conferência de imprensa realizada antes do último treino da formação portuguesa, Rui Jorge admitiu que já fez contas em relação ao apuramento: "O nosso primeiro objetivo é vencer. Todos fizemos contas, até o staff, mas a calculadora agora está um pouco de parte. Vamos para este jogo para ganhar, e, depois, pela forma como o jogo esteja a correr, veremos o que pode acontecer", disse

Com apenas duas equipas em doze com o futuro já definido á partida para a terceira jornada, Rui Jorge sublinhou que os muitos cenários em cima da mesa dificultam a preparação estratégica para o encontro: "É inevitável fazer contas para a preparação estratégica do jogo, de forma a perceber o resultado que necessitamos. Mas é algo que não controlamos, e percebemos que não há um resultado que seja o certo, porque há sempre alguém que vai jogar depois de nós. Há também uma questão estratégica, pois, para fazer muitos golos, há riscos a correr, e isso ainda não é calculável para o treinador", analisou.

Com a prioridade centrada na vitória, Rui Jorge quer, sobretudo, uma equipa que mostre qualidade, considerando que o resultado final será sempre uma consequência da "luta, alma e entrega que os jogadores vão colocar em campo", concluiu

Ricardo Horta, médio da Seleção Nacional, alinhou pelo mesmo diapasão do técnico: "A equipa está tranquila, sabemos o que temos de fazer para poder vencer e passar como melhor segundo, e isso vai-se notar em campo. Temos de estar concentrados no nosso jogo, sabemos que se não vencermos não vamos alcançar o objetivo e acho que o principal é focar no nosso trabalho e no final fazermos as contas", explicou.

À espera de "uma Macedónia forte, com bons jogadores", que vai exigir um Portugal "ao melhor nível", o jogador deixou ainda uma mensagem de esperança: "Estou muito otimista, tento sempre pensar o que pode acontecer de bom, e tanto eu como a equipa queremos ganhar e mostrar qualidade para continuar neste campeonato da Europa", rematou.

No derradeiro treino da Seleção Nacional, Rui Jorge contou com todos os jogadores, sublinhando-se o regresso de Edgar Ié aos trabalhos. Rúben Semedo e Bruno Fernandes, por acumulação de amarelos, não poderão alinhar frente à Macedónia.  

Portugal defronta esta sexta-feira a Macedónia, na terceira e última jornada do grupo B do Campeonato da Europa de sub-21, que se realiza na Polónia.

A partida está agendada para as 20:45 locais (19:45 em Lisboa), no estádio da cidade de Gdynia, e terá arbitragem do eslovaco Ivan Kruzliak.

Contas complicam-se

Portugal terá quase que obrigatoriamente de vencer o próximo jogo, frente à Macedónia, por diferença superior a três golos, para ainda poder selar a qualificação para as meias-finais da competição, como melhor segundo classificado dos três grupos.

Numa competição em  que apenas duas das doze equipas tinham o destino traçado à partida para a terceira jornada, Portugal ocupa a segunda posição do grupo B com três pontos e um goal-average de 3-3. A Espanha, já apurada para as meias-finais, lidera com cinco pontos e Sérvia e Macedónia têm apenas um ponto em dois jogos.

Na luta pelo apuramento no Grupo A, a Inglaterra garantiu, esta noite, o primeiro lugar com 7pontos. A Eslováquia, que venceu a Suécia por 3-0, garantiu o segundo lugar com um goal average positivo de 6-3. A concorrente direta de Portugal a um lugar nas meias-finais tem igualmente melhor registo disciplinar do que Portugal que é o terceiro critério. O segundo critério passa pelo maior número de golos marcados. Quer isto dizer que Portugal terá obrigatoriamente de vencer a Macedónia por mais de três golos, marcando pelo menos quatro vezes (4-0;4-1, 5-0, 5-1, 5-2, ou 6-1, 6-2, 6-3 e assim sucessivamente).

Finalmente, e no Grupo C, A Alemanha, com um goal-average de 5-0, lidera com 6 pontos e checos e italianos estão em segundo com três pontos. A Dinamarca ainda não pontuou.

A República Checa e a Itália - que ontem se enfrentaram, com a vitória a sorrir aos checos por 3-1 - têm, tal como Portugal três pontos e 3-3 em goal-average depois de duas jornadas concluídas.

Na última jornada deste grupo enfrentam-se Alemanha-Itália e Dinamarca e República Checa.

A partida decisiva de Portugal frente à Macedónia realiza-se, esta sexta-feira, na cidade de Gdynia, e está agendada para as 19h45 (hora portuguesa).

Veja aqui todas as fotos da preparação portuguesa para o Euro 2017

Clique aqui para consultar o Media Guide do Euro 2017 que inclui o programa da Seleção Nacional Sub-21 e toda a informação relativa à participação no Euro 2017.


;
;
22 de Junho 2017
Foto

André Sanano/FPF

Notícias