Nasceu a FPF eSPorts

eFootball

Nova divisão da FPF promove competições de videogaming. Allianz Challenge arranca já em junho.

O conceito de eSports é uma forma organizada de competição, individual ou coletiva, de jogos virtuais que pode abranger diversos géneros, desde a vertente de estratégia à fantasia, passando pelos desportos de combate até ao futebol.

A FPF, seguindo esta tendência cada vez mais enraizada na sociedade, decidiu criar uma divisão eSports que procurasse formar uma comunidade de jogadores de FIFA, com o objetivo claro e inequívoco de fomentar uma cultura de jogos online que privilegie a participação, o respeito e a competição entre os jogadores.

A FPF, com esta nova medida, pretende dar mais e melhores condições para o desenvolvimento do talento do gaming nacional, criar novas formas competitivas e dar mais um impulso para que a prática continue a desenvolver-se.

Nesta plataforma estão disponíveis competições e torneios oficiais com “prize moneys” apelativos para todo, havendo ainda eventos especializados que certamente serão do interesse dos muitos participantes desta prática.

Fernando Gomes, presidente da FPF, referiu que a criação desta divisão eSports é mais um passo na busca incessante pela inovação e desenvolvimento que caracteriza a entidade:

“A Federação Portuguesa de Futebol não poderia deixar de criar um setor específico para acompanhar a evolução de eSports e de seguir esta realidade dos jogos virtuais. São realidades que nós temos de estar atentos e, nesta perspetiva, a FPF – como entidade que tem pugnado pela inovação e pelo desenvolvimento, não poderia deixar de estar na linha da frente relativamente a esta orientação da prática do futebol”, reforçou.

A Allianz, principal patrocinadora do futebol feminino em Portugal, dá o seu nome à primeira e-competição. Esta nova divisão FPF eSports contará ainda com a parceria da Moche, da HP e da Redbull.


Allianz Challenge – a competição

O projeto FPF eSports está aí. A primeira competição é o Allianz Challenge e a “luta” promete ser épica. As inscrições estão abertas desde quarta-feira, 7 de junho, neste site.

A prova online, que tem a chancela da Allianz, é disputada de forma individual, gratuita e está dividida em 3 plataformas: PS4, Xbox One e PC. O torneio irá apurar os 16 melhores de cada plataforma, numa competição que decorre em formato de eliminatórias.

A fase online irá arrancar a 22 de junho e contemplará, para além de muito divertimento e competição, prémios totais num valor superior a 20 mil euros.

A final desta grande competição irá decorrer em modo offline e terá lugar na Cidade do Futebol, sede da FPF, a 22 de julho. Neste torneio final irão estar 64 jogadores: os 16 apurados de cada plataforma e mais 16 wildcards, ainda por definir. Esta prova decorrerá também por eliminatórias e vai servir para apurar o campeão.

Teresa Brantuas, CEO da Allianz Portugal, sublinhou a importância desta parceria com a Federação Portuguesa de Futebol:

“Temos vindo a estreitar uma relação muito positiva com a FPF e queremos continuar a potenciar essa ligação. Neste sentido, esta iniciativa conjunta com o FPF eSports, o Allianz Challenge, vai juntar jogadores que têm os mesmos interesses, a mesma paixão e a mesma vontade de se superarem que qualquer outro atleta de outro desporto. É neste ponto que a Allianz comunga dos interesses da FPF”, assinalou.

FPF eSports levará o vencedor à Dinamarca

O vencedor do Allianz Challenge terá direito a um prize money no valor de 10 mil euros. No entanto, esse não é o único prémio a que o campeão vai ter direito.

A FPF eSports vai proporcionar ao vencedor uma viagem à Dinamarca, de três dias (inclui voo e hotel), para defrontar o bicampeão mundial Agge Rosenmeier, atleta da RedBull, um dos melhores jogadores de FIFA do planeta.

Seleção Nacional Feminina dá o pontapé de saída para o FPF eSports

As jogadoras da Seleção Nacional aproveitaram uma pausa no estágio de preparação para o Europeu para disputar uma partida de FIFA. Carole Costa, Laura Luís, Ana Leite e Rute Costa, internacionais portuguesas, alinharam num jogo 2x2, onde o resultado foi um momento divertido, mas muito competitivo.

Veja aqui o vídeo

Podem consultar o site do FPF eSports aqui.

As inscrições encontram-se abertas desde quarta-feira, 7 de junho. Todos os detalhes para a inscrição podem ser conhecidos aqui.


;

Notícias