Empate frente a costa-riquenhos

Seleção Sub-20

Igualdade a uma bola na segunda jornada do Mundial deixa Portugal na terceira posição do grupo C. As contas estão complicadas, mas a qualificação ainda é possível.

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR TODOS OS RESULTADOS DO CAMPEONATO DO MUNDO

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR O MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES DOS JOGADORES CONVOCADOS

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR O MEDIA GUIDE ATUALIZADO

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR A FOTOGALERIA DA MISSÃO MUNDIAL SUB-20

A Seleção Nacional sub-20 empatou, esta quarta-feira, a uma bola frente à Costa Rica, em encontro a contar para a segunda jornada do grupo C do Campeonato do Mundo Coreia do Sul-2017.

A primeira parte pertenceu toda a Portugal, à exceção de algumas aproximações da Costa Rica à baliza de Diogo Costa mas sem criar problemas de maior ao guardião português.

Os quinze minutos iniciais foram usados pelas equipas sobretudo para se conhecerem em termos de estrutura, com Portugal a assumir o habitual 4x3x3 e a Costa Rica um 3x5x2 que dava grande liberdade aos laterais para subirem no terreno. Depois desse período inicial, a Equipa das Quinas assumiu o jogo e começou a ter a bola mais tempo em seu poder, circulando-a com velocidade a toda largura do terreno de jogo. 

A organização defensiva da Costa Rica começou nessa altura a ter menos equilíbrio e Portugal criou a primeira ocasião aos 16', através de uma incursão pela direita de Diogo Dalot, que cruzou para a área adversária e encontrou Hélder Ferreira, primeiro, e depois Xande Silva, mas o guarda-redes Pineda levou a melhor sobre os avançados portugueses.

Dez minutos depois (26'), Diogo Gonçalves dez uma grande abertura e colocou Xande Silva cara a cara com o guardião costa-riquenho, que voltou evitar golo "in extremis". A equipa nacional acreditava que o golo podia estar próximo e Diogo Gonçalves ficou perto de o concretizar aos 28', quando tentou um remate de meia-distância que passou perto do poste esquerdo de Pineda. O extremo internacional português só teve de esperar três minutos para ver a sua persistência premiada e inugurou o marcador, de penálti (31'). 

Depois de estar em desvantagem, a equipa costa-riquenha subiu um pouco as suas linhas e tentou ameaçar a baliza de uma forma mais efetiva, mas sem grande sucesso: apenas um cabeceamento tenso de Sequeira, aos 43', que Diogo Costa não teve dificuldade em segurar. Antes (36'), já Xadas tinha criado mais uma oportunidade para Portugal, num livre direto que passou pouco ao lado da baliza da Costa Rica.

A segunda parte começou praticamente com o golo dos costa-riquenhos, que marcaram por Marín, aos 48',na conversão de uma grande penalidade que Diogo Costa esteve muito perto de segurar. A reação da equipa nacional foi boa e sul-americanos viram-se praticamente remetidos à sua área durante 15 minutos, período em que André Ribeiro e José Gomes tiveram boas ocasiões para visar a baliza de Pineda.

Aos 71', o capitão Rúben Dias foi expulso mas Portugal ainda conseguiu dar boa réplica, apesar das dificuldades inerentes à inferioridade numérica. A Equipa das Quinas ainda criou perigo junto à baliza de Pineda, mas o resultado não mais se alteraria até ao apito final.

Depois deste desfecho, a Equipa das Quinas fica na terceira posição do grupo C, ainda com hipóteses de se qualificar para os oitavos de final do Mundial. Em caso de vitória frente ao Irão por números superiores a um eventual triunfo da Costa Rica, Portugal ainda pode garantir a segunda posição do agrupamento (dependendo também dos números de um eventual triunfo da Costa Rica). A qualificação ainda pode também ser atingida se Portugal conseguir ser um dos quatro melhores terceiros classificados, apesar de neste caso ficar sempre dependente do que se passar nos outros cinco grupos do Mundial.

O Portugal-Irão está marcado para este sábado, pelas 17h00 locais (09h00 em Portugal), em Incheon. A comitiva nacional viaja para a cidade do seu próximo compromisso esta quinta-feira, num voo marcado para as 16h50 em Jeju.

Emílio Peixe em discurso direto:

"Fizemos mais uma vez um bom jogo, merecíamos ganhar. Criámos boas oportunidades, temos bons jogadores e mostrámos boa organização mas a equipa não conseguiu marcar os golos suficientes para ganhar. Ainda assim, estou contente com a minha equipa, com os meus jogadores mas precisamos de marcar mais golos porque criamos muitas ocasiões para o fazer. Tentaremos aproveitá-las melhor no próximo jogo."

"Precisamos de vencer o Irão para passarmos à próxima fase. Agora vamos recuperar os jogadores para que possamos continuar a jogar para vencer. Não será fácil porque o Irão também tem uma boa equipa, mas teremos de fazer o jogo das nossas vidas".

Diogo Gonçalves em discurso direto:

"Fomos superiores à Costa Rica em vários momentos do jogo, Marcámos um golo e podíamos ter feito muitos mais, mas não aproveitámos as oportunidades que criámos. É sempre bom marcar pela seleção e representar o nosso país, mas admito que trocava este golo por uma vitória. Acreditamos todos que é possível ganhar ao Irão e passar à próxima fase."

Yuri Ribeiro em discurso direto:

"Na primeira parte fomos muito superiores à Costa Rica, eles não criaram perigo nenhum e conseguimos colocar-nos em vantagem. Na segunda parte a Costa Rica reagiu e empatou, mas o que retiramos deste jogo é que esta vai ser uma luta até ao fim, como sempre dissemos que era possível acontecer. Sabemos o que valemos e acho que vamos conseguir demonstrar o valor desta seleção frente ao Irão."

"O Rúben [Dias] sabe que estamos todos com ele e agora temos de reagir a esta adversidade. Quando ele foi expulso coube-me a mim assumir a responsabilidade de capitanear a equipa, é sempre um motivo de orgulho, mas todos neste grupo de trabalho sabem que têm um papel importante a desempenhar."

Ficha de jogo
Campeonato do Mundo Coreia do Sul-2017
Grupo C - 2.ª jornada
Jeju World Cup Stadium, Seogwipo (Jeju)

Árbitro: Abdulrahman AL JASSIM (Catar)
Árbitros assistentes: Taleb AL MARRI (Catar) e Saoud Ahmed ALMAQALEH (Catar)
Quarto árbitro: Ivan KRUZLIAK (Eslováquia)

Costa Rica 1-1 Portugal (0-1 ao intervalo)

Costa Rica: Erick Pineda; Diego Mesen, Ian Smith, Esteban González, Luís Hernández (cap.), Barton Sequeira (Jostin Daly, 82'), Jimmy Marin, Jonathan Martínez (Randall Leal, 75'), Yostin Salinas (Pablo Arboine, 54'), Eduardo Juarez e Gerson Torres
Suplentes não utilizados: Mario Sequeira, Jostin Daly, Juan Arguedas, Cristopher Nunez, Bernald Alfaro, Suhander Zuniga, Esteban Espinoza e Bryan Segura
Treinador: Marcelo Herrera
Golos: Marin (pen. 48')
Disciplina: cartão amarelo a Juarez (61'), Pineda (79'), Marin (81') e Arbone (86')

Portugal: Diogo Costa; Diogo Dalot, Rúben Dias (cap.), Jorge Fernandes e Yuri Ribeiro; Pedro Rodrigues (Francisco Ferreira, 73'), Miguel Luís e Xadas; Diogo Gonçalves (José Gomes, 62'), Xande Silva e Hélder Ferreira (André Ribeiro, 55')
Suplentes não utilizados: Pedro Silva, Luis Maximiano, Pedro Empis Pedro Delgado, Florentino, Bruno Costa e Gedson Fernandes
Treinador: Emílio Peixe
Golos: Diogo Gonçalves (pen. 31')
Disciplina: cartão amarelo a Rúben Dias (4' e 71'), Pedro Rodrigues (44') e Xadas (85'); cartão vermelho a Rúben Dias (71')
 


;

Notícias