José Fontelas Gomes: "Dia histórico para a arbitragem"

Video-Árbitro

Presidente do Conselho de Arbitragem considera a introdução do vídeo-árbitro na Liga NOS "um dia histórico para o futebol português". Hugo Miguel explica passo a passo a a nova ferramenta.

O anúncio da introdução do vídeo-árbitro em todos os jogos da Liga NOS na época 2017/18, feito, esta quinta-feira, pelo Presidente da FPF, Fernando Gomes, foi apelidada como "histórica" por parte do Presidente do Conselho de Arbitragem, José Fontelas Gomes. 

Em declarações ao fpf.pt, o responsável máximo pela arbitragem não poupou elogios à iniciativa federativa: "Esta medida e esta ferramenta que a FPF agora colocou à disposição das equipas de arbitragem torna este dia histórico", afirmou o líder do CA da FPF.

O dirigente explicou igualmente o alcance do vídeo-árbitro: "Esta ferramenta é essencial para ajudar a equipa de arbitragem a tomar uma decisão, sendo que a decisão final será sempre dessa mesma equipa de arbitragem. O que o vídeo-árbitro vai fazer é ajudar a tomar uma melhor decisão", acrescentou. 

Explicando igualmente que o protocolo mandatório com a IFAB (international Board) só se aplica em 4 situações de jogo, José Fontelas Gomes lembrou que a introdução do vídeo-árbitro nos jogos da Liga NOS poderá ter um período de adaptação: "Normalmente é assim que acontece quando se verifica a introdução de uma nova ferramenta, metodologia ou uma nova formação".

O responsável sublinhou igualmente que a implementação do vídeo-árbitro nos encontros da Liga NOS obrigará a uma intensificação da formação dos árbitros e dos clubes nacionais, além de que quem são os principais candidatos a exercer as novas funções de auxílio à equipa de arbitragem: "Desde Agosto que tem vindo a ser dada formação aos árbitros e agora vamos intensificá-la. Com o novo alcance, diria até que vamos ter de formar intensamente. Na primeira linha para exercer estas funções de vídeo-árbitro estão os árbitros de topo ou árbitros que abandonaram recentemente as suas funções. Também considero importante sublinhar que os clubes e as suas estruturas também terão de ter formação de forma a saberem o alcance deste novo instrumento", terminou. 

Hugo Miguel explica passo a passo o vídeo-árbitro

O árbitro Hugo Miguel explica em que situações poderá ser utilizado o vídeo-árbitro e qual o alcance desta medida.

O internacional português, recorde-se, foi árbitro principal nos encontro entre as Seleções sub-21 de Itália e Dinamarca onde contou com o auxílio de Jorge Sousa na função de vídeo-árbitro.

 

 

 


;

Notícias