Seleção A Futsal

Ricardinho eleito o melhor do Mundo pela 3.ª vez consecutiva

Futsal - Seleção A

O internacional português conquista o prémio pela 4.ª vez e iguala o recorde de conquistas do brasileiro Falcão. Fernando Gomes, presidente da FPF, felicita os premiados

O internacional português Ricardinho foi, este sábado, reeleito como o melhor jogador de futsal do Mundo. O capitão da Seleção Nacional, que conta com 147 internacionalizações por Portugal, recebeu a distinção atribuída pelo prestigiado site Futsal Planet pelo 3.ª ano consecutivo, depois das conquistas de 2010, 2014 e 2015

Ricardinho arrecadou 763 pontos na votação e superou a concorrência de Miguelín (Espanha), que ficou em segundo lugar, com 452 pontos. Com mais esta conquista, o português, que alinha no Inter Movistar, igualou o recorde de quatro troféus, que pertencia ao brasileiro Falcão, distinguido em 2004, 2006, 2011 e 2012.

Destaque, ainda, para o facto da Seleção Nacional ter sido eleita como a 5.ª melhor do Mundo e registo para o 6.º lugar do Sporting na classificação mundial de clubes de 2016. No futsal feminino a guarda-redes do Benfica e da Seleção Nacional Ana Catarina Pereira conseguiu um fantástico 2.º lugar. Ana Azevedo (Vermoim) e Inês Fernandes (Benfica) foram consideradas as 5.ª e 6.ª melhores jogadoras do Mundo, respetivamente.

Nuno Dias, treinador do Sporting, ficou em sexto lugar no ranking de melhor treinador do Mundo, sendo que Pedro Costa ficou na nona posição.

Fernando Gomes, presidente da FPF, felicita os premiados:

"A eleição de Ricardinho como melhor jogador do Mundo em 2016, depois das vitórias de 2010, 2014 e 2015, é uma enorme honra para a FPF e para o futsal nacional mas é, sobretudo, a confirmação de um enorme talento individual e a justa distinção de um grande capitão da Seleção Nacional e de um ser humano de exceção.

Por tudo o que já contribuiu, contribui e continuará a contribuir na promoção desta modalidade tão apreciada pelos portugueses, a única palavra que lhe poderemos endereçar nesta hora de felicidade será uma de enorme gratidão: "Muito obrigado, Mágico!"

Porque é justo e tem de ser sublinhado e porque este é um desporto coletivo, masculino e feminino, não poderíamos igualmente deixar de sublinhar as excelentes classificações das nossas internacionais Ana Catarina Pereira, segunda melhor jogadora mundial do ano, Ana Azevedo e Inês Fernandes, respetivamente 5.ª e 6.ª melhores classificadas na lista do Futsal Planet. Elas são a prova de que a capacidade técnica, a dedicação e o êxito não se escrevem apenas no masculino e, estou certo, o exemplo que dão frutificará em benefício da expansão da modalidade mais praticada em pavilhões portugueses.

Em vésperas do Sporting CP jogar frente ao Intermovistar de Ricardinho, a Final da UEFA Futsal Cup, gostaria ainda de felicitar o treinador Nuno Dias, recentemente homenageado com as Quinas de Ouro para melhor técnico de futsal nacional, pelo sétimo lugar atingido, assim como Pedro Costa que, pela excelência da sua carreira no Japão, foi considerado o nono melhor do Mundo.

Finalmente, não poderia deixar de honrar as excelentes classificações do Sporting CP na classificação de clubes (6.º lugar) assim como a Seleção Nacional, considerada a quinta melhor do mundo.

A todos os distinguidos deixo a minha sincera homenagem e os meus mais sentidos parabéns!"

Fernando Gomes


;

Notícias