Seleção Sub-21

Estreantes orgulhosos nos sub-21

Seleção Sub-21

Os trabalhos de preparação da Seleção sub-21 terminaram esta quarta-feira. Depois da estreia absoluta, Rui Costa e Sandro Semedo prometem voltar ao espaço de Portugal

A Seleção Nacional sub-21 terminou, esta quarta-feira, os trabalhos de preparação na Cidade do Futebol, com uma sessão matinal sob a orientação de Rui Jorge. O último treino voltou a contar com os 22 convocados.

O estágio, que teve a duração de 3 dias, ficou marcado por regressos (casos de Mauro Riquicho e Tomás Podstawski) e por estreias, algumas delas absolutas. Neste último particular estão inseridos Sandro Semedo e Rui Costa. Em declarações ao fpf.pt, Rui Costa faz um balanço positivo destes seus primeiros dias ao serviço da Equipa das Quinas e revela a ambição de marcar presença no Europeu da Polónia: "Correu tudo bem. Deu para conhecer a equipa e para ter a consciência do que é a Seleção Nacional. Todos os jogadores têm a expetativa de representar o seu país e eu consegui concretizar esse objetivo agora nos sub-21. Vou trabalhar para tentar ser incluído nos convocados para o Euro", referiu.

O avançado de 21 anos, que na próxima temporada representará o Portimonense no regresso à Liga NOS, detaca o ambiente positivo que se vive no seio da Seleção Nacional: "O espírito é muito bom, o ambiente é divertido e as pessoas são espectaculares. É um grupo muito unido", antes de deixar elogios ao Selecionador Nacional sub-21: "O mister é muito frontal e isso é positivo para os jogadores. Ajuda a crescer, claramente", explicou.

Rui Costa, que já apontou 12 golos na Ledman Liga Pro, ao serviço dos poveiros, contou ainda alguns pormenores da sua carreira: "Comecei no Famalicão, joguei lá cerca de 8 ou 9 anos. Na transição para os juniores, recebi um convite do Vitória SC, mas não correu como eu esperava. Surgiu o Varzim e agora estou na equipa principal, Resta-me continuar a trabalhar desta forma", referiu.

Também em estreia absoluta, Sandro Semedo, médio que alinha no Leyton Orient, da League Two Inglesa, sublinhou a o significado desta nova experiência e destacou a ambição ser um dos eleitos para a preparação para o Euro 2019: "A integração foi muito boa. Os colegas ajudaram e o Mister Rui Jorge é simultaneamente exigente mas com abertura. Também foi bom podermos sentir como é jogar numa seleção. É óbvio que queremos voltar a fazer parte da Seleção Nacional. Poder jogar com a camisola da Seleção Nacional é o ponto mais alto que se pode atingir. Vou trabalhar para poder voltar e ajudar na qualificação para o Euro 2019."

Antes de terminar, Semedo ainda relatou o seu percurso pelo futebol e realçou que esta presença entre os eleitos de Rui Jorge foi resultante de vários anos de empenho e dedicação: "Estar aqui era um sonho que já acalentava há muito tempo. Tive um percurso no estrangeiro, com passagens por vários clubes ingleses, até ao Leyton Orient. Tive um lesão grave e agora estar aqui significa que todos os sacrifícios valeram a pena", finalizou.

Confira aqui o mapa de internacionalizações

Dos 22 jogadores convocados, recorde-se, 20 poderão disputar a qualificação para o Campeonato da Europa de sub-21 2017/2019.

Com a presença no Campeonato da Europa Polónia 2017 garantida, o técnico que renovou contrato recentemente com a Federação Portuguesa de Futebol até 2021, teve a oportunidade de observar muitos dos jogadores que poderão reforçar os sub-21 lusos no próximo Europeu, assim como aqueles que poderão constituir a base de Portugal na qualificação para o Euro-2019.


;
;
26 de Abril 2017
Foto

André Sanano/FPF

Notícias