Seleção Sub-21

Regressos com alma

Seleção Sub-21

Tomás Podstawski e Mauro Riquicho estão de volta à Seleção Nacional sub-21 após lesões longas. Gratos pelo regresso, querem confundir as contas de Rui Jorge para o Euro 2017.

São referências das Seleções Nacionais: Tomás Podstawski, 85 internacionalizações, e Mauro Riquicho, 23 internacionalizações, estão de regresso aos sub-21 após lesões graves que os afastaram da competição. Presentes no estágio desenhado para começar a preparar a qualificação para o Euro 2019, querem confundir as contas de Rui Jorge já na convocatória final para o Euro 2017 da Polónia, a última oportunidade de ambos competirem neste escalão. 

Tomás Podstawski começou, em declarações ao fpf.pt, por congratular-se com o regresso ao espaço de Portugal:  "É fantástico voltarmos, após termos estado tanto tempo ausentes por lesão. Foi um período muito longo de paragem em que, sem competir, não é fácil manter o foco, a concentração e a confiança. Principalmente quando vimos os nossos colegas a jogar e a atingirem os objetivos coletivos ou individuais que todos desejam atingir. Agora que estamos de volta queremos, mais do que nunca, aproveitar esta oportunidade para dizermos que voltamos com a mesma atitude de sempre: a disponibilidade para ajudar em tudo o que pudermos a nossa seleção", começa por explicar.

O médio do FC Porto também não esconde a alegria de poder de novo mostrar o seu valor: " Fiquei muito contente com a convocatória. Foi mais uma demonstração que confiam em nós e que nos estão a ajudar como, aliás, sempre nos ajudaram no espaço das seleções. Há um reconhecimento do nosso trabalho e da nossa atitude que é muito gratificante e ao qual vamos retribuir com toda a nossa alma e a nossa força", promete. 

O Campeonato da Europa da Polónia 217 é a última oportunidade, ao contrário dos outros 20 convocados, de poderem, por limite de idade, competir na Seleção Nacional sub-21 e é por isso que os dois jogadores querem baralhar as contas de Rui Jorge: "É natural que os nossos objetivos passem por querer demonstrar ao Mister Rui Jorge que estamos disponíveis e com muita vontade de irmos ao Europeu. Tanto eu como o Mauro já estamos fisicamente aptos para competir ao mais alto nível mas também sabemos que uma chamada à seleção é sempre difícil. O lote de convocados tem tanta qualidade que já se sabe que a convocatória vai ser "apertada". Cabe-nos é demonstrar, já neste estágio, que estamos disponíveis fisica e mentalmente. Também já não somos novos nesta seleção e sabemos as dinâmicas destas competições decisivas. Quer eu, quer o Mauro podemos ser mais valias neste enquadramento", acrescenta.

O médio de ascendência polaca, deixa ainda uma promessa: "Acreditamos que fazemos parte desta Seleção pela nossa mais valia como jogadores e como homens. Têm de contar connosco porque damos sempre o máximo em campo e é isso que vamos continuar a fazer", conclui. 

Mais reservado, Mauro Riquicho, defesa do Sporting CP,  comentou igualmente a ausência dos relvados: "As lesões, quer a minha quer a do Tomás, foram graves. Nem vale a pena compararmos as situações porque o mais duro é sempre o tempo em que estamos de fora. Agora já passou e o que interessa é a gratidão que sentimos por estar de volta a este espaço. Não fazia ideia de que ia ser chamado e fiquei muito contente. Foi uma maneira de dizer que contavam connosco e que não estamos esquecidos É reconfortante", sublinha. 

Em relação ao Euro 2017 prefere não alongar-se em prognósticos: "O que é claro é que estamos aqui para dar o nosso máximo e ajudar os colegas mais novos a integrarem-se neste espaço onde já temos muita experiência. Não há nenhum entrave para que não o possamos fazer. Já tivemos, eu e o Tomás, a oportunidade de jogar com gerações mais velhas. Estes três dias vão ser uma oportunidade para devolver aos outros o que nos foi dado", explicou. 

A Seleção Nacional reuniu-se, esta segunda-feira, numa unidade hoteleira, em Oeiras, e treinou na Cidade do Futebol

Dos 22 jogadores convocados, recorde-se, 20 poderão disputar a qualificação para o Campeonato da Europa de sub-21 2017/2019.

Com a presença no Campeonato da Europa Polónia 2017 garantida, o técnico que renovou contrato recentemente com a Federação Portuguesa de Futebol até 2021, terá oportunidade de observar muitos dos jogadores que poderão reforçar os sub-21 lusos no próximo Europeu, assim como aqueles que poderão constituir a base de Portugal na qualificação para o Euro-2019.
Mauro Riquicho e Tomás Podstawski são os únicos jogadores chamados por Rui Jorge que não poderão disputar o Euro-2019.

Confira aqui o mapa de internacionalizações
 
Eis a lista completa de convocados atualizada:

Guarda-redes: André Ferreira (Benfica) e Pedro Silva (Sporting);

Defesas: Diogo Verdasca (FC Porto), Francisco Ferreira (Benfica), João Cunha (FC Vizela), Diogo Dalot (FC Porto), Mauro Riquicho (Sporting) e Luís Mata (Portimonense SC);

Médios: Bruno Almeida (SC Braga), Dálcio Gomes (Benfica), Gil Dias (Rio Ave), João Gamboa (SC Braga), Gilson Costa (FC Arouca), Filipe Ferreira (SL Benfica) Rafael Barbosa (Sporting), Rui Moreira (FC Porto), Sandro Semedo (Leyton Orient), Tomás Podstawski (FC Porto) e Tiago Castro (Vitória SC);

Avançados: Alexandre Silva (Vitória SC), Rúben Macedo (FC Porto) e Rui Costa (Varzim SC).

Programa de treinos da Seleção Nacional sub-21:

25 de abril de 2017 | terça-feira
09h30: Treino - Cidade do Futebol
17h30: Treino - Cidade do Futebol

26 de abril de 2017 | quarta-feira
10h30: Treino - Cidade do Futebol

 

      


;
;
24 de Abril 2017
Foto

André Sanano/FPF

Notícias