FPF concretiza sonho do Alcindo

FPF

O Dia da Terra comemora-se este sábado. Conheça a história de Alcindo Soares, cabo-verdiano que criou um ginásio de praia a partir do lixo.

CLIQUE AQUI PARA VER O VÍDEO

Quando entrou no Estádio da Luz, empunhando uma bandeira cabo-verdiana, Alcindo Soares estava visivelmente emocionado. Afinal, era a primeira vez que presenciava uma das suas seleções favoritas ao vivo, ainda para mais sendo a atual campeã da Europa e tendo como capitão o melhor jogador do Mundo.

Tal como Cristiano Ronaldo, também Alcindo Soares sonhou um dia ser jogador de futebol, mas as vicissitudes da vida levaram-no por outros caminhos profissionais. Nada que o impedisse de continuar a ver no Desporto um principais pilares da sua vida - ainda hoje treina todos os dias.

Esta podia ser apenas mais uma história de paixão pela Seleção Nacional potenciada pelos laços afetivos entre cabo-verdianos e portugueses, mas não é: há um envolvimento que a torna verdadeiramente especial e a transforma numa extraordinária epopeia de consciência cívica que não podia deixar indiferente a vocação de Responsabilidade Social que a Federação Portuguesa de Futebol tem desenvolvido.

A paixão pelo Desporto e uma consciência ambiental acima da média impulsionaram Alcindo Almeida a construir um ginásio na "sua" Praia de Santa Maria (Ilha do Sal), produzindo os materiais das "máquinas" a partir do lixo que encontra na areia. Há pesos improvisados, barreiras para flexões, elevações e abdominais. Para além de manter o areal limpo, criou um novo conceito de "reciclagem" e proporciona à população um espaço onde todos podem fazer exercício físico gratuitamente e ao ar livre. Há sempre alguém a treinar neste ginásio muito especial ao longo de todo o dia.

Assim que teve conhecimento desta ideia incrível, a FPF ofereceu ao seu autor a possibilidade de vir a Portugal para presenciar o jogo da Seleção Nacional frente à Hungria (3-0) e conviver de perto com os jogadores da equipa nacional. Concretizou-se, assim, um sonho antigo de Alcindo, que privou com todos os internacionais portugueses e recebeu de Gelson Martins, também ele com raízes cabo-verdianas uma camisola autografada da Equipa das Quinas.

A história já deu origem a um filme, "Alcindo", realizado pela "Tud Dret" (expressão que em Crioulo de Cabo Verde significa "tudo bem"), uma plataforma de quatro criativos que a criaram com o objetivo de "apresentar e apoiar histórias verdadeiras no mundo inteiro, onde a criatividade e o positivismo inspiram comunidades locais a desenvolver ideias surpreendentes".

No "Dia da Terra", que se celebra este sábado em todo o mundo, nada melhor que promover um exemplo de vida pelo que representa: uma associação feliz entre paixão pelo Desporto, consciência ecológica e sentido coletivo.


;