Seleção Sub-16

Portugal conquista Torneio de Montaigu

Seleção Sub-16

Seleção Nacional sub-16 vence França por 3-1 e conquista brilhantemente o prestigiado torneio. Úmaro Embaló, com seis golos, recebeu os prémios de melhor marcador e melhor jogador da prova.

A Seleção Nacional sub-16 venceu, esta segunda-feira, a 45.ª edição do prestigiado Torneio Internacional de Montaigu, depois de uma vitória incontestável por 3-1 frente à seleção francesa. Esta é a terceira vez que Portugal conquista um dos melhores torneios de seleções jovens (já havia ganho em 2010 e 2012).

O capitão Úmaro Embaló, com mais um bis, fechou a prova com 6 golos apontados e arrecadou o prémio de melhor marcador da competição, assim como o de melhor jogador.

Quanto à partida, a França entrou mais forte e chegou à vantagem logo aos 4', quando Dabo aproveitou uma bola perdida nas imediações da grande área e disparou forte para o fundo das redes portuguesas. A reação lusa não se fez esperar e Úmaro Embaló esteve perto do empate, minutos depois, mas o remate foi negado por Bajic. Aos 16, surge a igualdade: Gonçalo Gomes rouba a bola a Thuram e, ainda fora da área, fez o 1-1 com um remate colocado. Até ao intervalo, Portugal esteve sempre por cima da partida, mas o resultado não viria a sofrer alterações.

A segunda parte teve início praticamente com a reviravolta de Portugal. Úmaro Embaló, aos 44', recebe a bola na direira, flete para dentro e, de pé esquerdo, faz um autêntico golaço. A Seleção Nacional, orientada por Rui Bento, estava a brilhar em Montaigu, e, à passagem do minuto 56', fez o 3-1, novamente pelo inevitável Embaló, após passe de Jair Tavares. Até ao apito final, a França tentou reduzir a desvantagem, mas a formação portuguesa esteve sempre muito segura e compacta em todos os momentos de jogo.

Rui Bento, Treinador Nacional, em discurso direto:
- "Estamos satisfeitos, este era o grande objetivo da nossa época de sub-16. Ficamos satisfeitos pelos jogos que fizemos nesta prova. Em relação a esta partida, fomos competentes, preparamo-nos muito bem, já conhecíamos a França. Tentámos explorar os pontos menos fortes do adversário e fizemo-lo muito bem. Fico extremamente satisfeito por termos conseguido neutralizar os pontos fortes desta equipa francesa. Acabámos por ganhar com toda a naturalidade".

- "Este escalão serve para darmos vivências e para percebermos o que já temos consolidado. O crescimento da equipa, principalmente naquilo que é o momento defensivo, foi visível. Podemos dizer que, apesar de haver ainda um caminho para percorrer, foi uma excelente vitória".

Ficha de jogo
Final do Torneio Internacional de Montaigu
Polo Desportivo Maxime Bossis, Montaigu

Árbitro: Jerome Brisard (França)
Árbitros assistentes: Sebastien Denis e Nicolas Henninot (França)
Quarto árbitro: Philippe Vinche (França)

França - Portugal (1-1 ao intervalo)

França: Stefan Bajic; Yann Godart, Mathieu Gonçalves, Theo Barbet, William Saliba, Khephren Thuram - Cap. (Aliou Traoré, 41'), Abdoulaye Dabo (Loic Soh, 62'), Yann Gboho (Louis Carnot, 49'), Lucas da Cunha (Logan Costa, 77'), Bilel Hassaini (Evann Guessand, 77') e Mohamed Diaby (Ulrick Ella, 49')
Suplentes não utilizados: Guillaume Dietsch, Matteo Mazzolini, Tom Rapnouil
Treinador: Patrick Gonfalone.
Golos: Dabo (4')
Disciplina: Amarelo a Mathieu Gonçalves (65') e a Louis Carnot (71')

Portugal: João Monteiro; Raí Pinto, Levi Faustino, Francisco Saldanha, Sandro Cruz, Henrique Jocu, Rodrigo Fernandes, Bernardo Silva, Úmaro Embaló - Cap., Jair Tavares (Tiago Gouveia, 75') e Gonçalo Gomes (Rodrigo Valente, 78').
Suplentes não utilizados: Bruno Carvalho, Tiago Matos, Nuno Cunha, Nuno Cardoso, Rafael Pereira, Duarte Moreira.
Treinador: Rui Bento.
Golos: Gonçalo Gomes (16') e Úmaro Embaló (44' e 56')
Disciplina: Amarelo a Rodrigo Fernandes (66')


;

Notícias