FPF promove atividade física e saúde

Responsabilidade Social

A Cidade do Futebol recebeu a sessão de apresentação do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física. FPF adere ao EuroFit e vai ajudar portugueses a adotarem estilos de vida saudáveis.

A Cidade do Futebol, casa da Federação Portuguesa de Futebol, recebeu esta terça feira as celebrações do Dia Mundial da Atividade Física e a apresentação do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física, uma iniciativa da Direção-Geral de Saúde. 

Com a presença do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, as celebrações ficaram marcadas pela apresentação do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física, por parte do Diretor-Geral da Saúde, Francisco George, e o professor da Faculdade de Motricidade Humana Pedro Teixeira.

O programa para a promoção da atividade física visa a promoção de estilos de vida saudáveis e a prática do exercício como arma de combate ao sedentarismo e obesidade. 

A celebração ficou ainda marcada pela assinatura do protocolo para a disseminação da atividade física Eurofit entre a Direção Geral de Saúde, a Faculdade de Motricidade Humana e a Federação Portuguesa de Futebol. Este programa da União Europeia é uma iniciativa que utiliza alguns dos maiores clubes de futebol nacionais e europeus como estandartes da luta contra a obesidade ou sedentarismo.

No seu discurso, Fernando Gomes, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, elencou as medidas que levaram ao crescimento do número de praticantes federados nos últimos cinco anos do seu mandato - A FPF tem hoje 176 mil federados e regista um crescimento de 13% no número global de praticantes de futebol, futsal e futebol de praia. 

O líder federativo lembrou ainda o crescimento, em mais de 50 por cento, do número de praticantes femininos num país em que as mulheres têm os mais altos níveis de sedentarismo. Em Portugal jogam atualmente futebol federado cerca de 8 mil meninas e senhoras.

O Presidente da FPF, que homenageou com uma camisola da Seleção Nacional o Diretor-Geral da Saúde, Francisco George, lembrou ainda o esforço feito com diversas autarquias para a integração de praticantes de futebol e futsal informal na FPF: "Já protocolámos essa integração com os municípios de Barcelos, Fafe, Santarém, Vila Nova de Famalicão, Guimarães, Mirandela, Lisboa, Valpaços, Vila Franca de Xira, Mafra e Região Autónoma da Madeira, além de contratos-programa de desenvolvimento desportivos com as autarquias de Pombal e Mealhada. Mais de 10 mil novos atletas serão assim registados na FPF e terão a oportunidade da prática continuada de atividade física nas melhores condições de saúde e segurança", sublinhou.

A sessão, muito concorrida, contou ainda com os discursos do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, além de vários especialistas nacionais e internacionais na promoção de estilos de vida saudáveis.


;

Notícias