Testes de vídeo-árbitro "offline" nas decisões das meias-finais

Taça de Portugal Placard

Os jogos que vão definir os finalistas da Prova Rainha serão utilizados para o nono teste desta época ao sistema tecnológico de auxílio às equipas de arbitragem.

O GD Chaves-Vitória SC e o SL Benfica-GD Estoril-Praia, ambos relativos às segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal Placard 2016/2017, vão ser aproveitados pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para novos testes de vídeo-árbitro. A utilização desta ajuda tecnológica será feita de forma "offline", pelo que não existirá comunicação entre o árbitro do jogo e o vídeo-árbitro.

João Pinheiro e Jorge de Sousa foram os juízes nomeados para o encontro que será realizado em Chaves, já esta terça-feira (20h15), enquanto Tiago Martins e Hélder Malheiro estarão na partida que será realizada do Estádio da Luz, marcado para quarta-feira (20h15).

Esta será a nona vez em que os testes de vídeo-árbitro "offline" serão realizados em Portugal na época 2016/2017: o primeiro decorreu na Supertaça Cândido de Oliveira e os restantes em encontros da Taça de Portugal Placard. Todos foram todos enviados e validados pelo International Football Association Board (IFAB).

José Fontelas Gomes, presidente do CA da FPF, frisou a importância de preparar bem os árbitros portugueses para a possibilidade de começarem a trabalhar com auxílio tecnológico: "Quanto mais experiência proporcionarmos aos nossos árbitros, mais preparados eles ficam. A nossa intenção é acelerar o processo de adaptação e aprendizagem porque acreditamos que este é o melhor caminho para termos uma arbitragem ainda mais rigorosa em decisões-chave".

Recorde-se que o IFAB e a FIFA escolheram, em junho de 2016,  Portugal, Alemanha, Holanda, Brasil, Estados Unidos e Austrália para testar o vídeo-árbitro (VAR) nas suas competições.


;

Notícias