Portugal qualifica-se para o Euro 2017

Seleção Sub-19

A Equipa das Quinas apurou-se, esta terça-feira, para a fase final do Europeu da Geórgia, ao vencer a Polónia por 3-1, em Barcelos. Rui Pedro, com um "bis", e Diogo Queirós fizeram os golos

A Seleção Nacional sub-19 garantiu, esta terça-feira, a passagem à fase final do Europeu da Geórgia, ao vencer a Polónia por 3-1, no derradeiro encontro da Ronda de Elite. A formação portuguesa também aproveitou o empate entre Turquia e Croácia (0-0).

A Equipa das Quinas conquistou assim a presença na fase final ao garantir o primeiro lugar no grupo 4, com 6 pontos conquistados. 

Quanto à partida, os primeiros minutos trouxeram oportunidades de parte a parte, com Rui Pedro, do lado português, e Adamczyk, do lado polaco, a estarem perto do golo. Aos 29', Listkowski inaugurou o marcador e colocou a Polónia na liderança. Até ao intervalo, a equipa orientada por Hélio Sousa tentou reagir e restabeleceu mesmo a igualdade, com um golo apontado por Rui Pedro, aos 39', assistido por Miguel Luís.

Na segunda metade do encontro, a Equipa das Quinas tentou, desde cedo, chegar à vantagem, com Mesaque Djú a criar muito perigo junto da baliza de Majecki. Aos 75' surge o grande momento para a equipa portuguesa: Canto cobrado por João Filipe, com Diogo Queirós a fazer o 2-1. Até ao final, a Polónia tentou reagir, mas quem voltou a marcar foi Portugal, mais concretamente por intermédio de Rui Pedro, aos 82'.

Classificação:
Portugal 6 pontos 
2º Croácia 4 pontos 
3º Turquia 4 pontos 
4º Polónia 3 pontos 

Hélio Sousa, Treinador Nacional, em discurso direto:
- "Tenho de louvar os nossos jogadores, que foram extraordinários e tiveram um compromisso enorme. Tivemos uma primeira parte muito boa, onde tivemos as melhores ocasiões. Mesmo em desvantagem, houve sempre um equilíbrio emocional enorme para conseguirmos entrar na luta e estabilizarmos o nosso jogo"

- "Sabíamos que a segunda parte seria uma montanha russa de emoções, com frustrações e êxitos. Depois de termos marcado o segundo e o terceiro, ficámos na expetativa para saber se o resultado do outro jogo nos era favorável. Todos os jogadores, eles mais do que ninguém, fizeram a equipa crescer ao longo deste tempo".

Ficha de jogo
Qualificação para o Campeonato da Europa Geórgia 2017
Ronda de Elite | 3.ª jornada | Grupo 4
Estádio Cidade de Barcelos, Barcelos

Árbitro: Thorvaldur Árnason (Islândia)
Árbitros assistentes: Christian Rigler (Áustria) e Johann Gudmundsson (Islândia)
Quarto-árbitro: Manuel Schuettengruber (Áustria)

PORTUGAL - POLÓNIA (1-1 ao intervalo)

Portugal: Diogo Costa, Diogo Dalot, João Queirós, Diogo Queirós, Abdu Conté, Rui Pires - Cap., Miguel Luís (José Gomes, 75'), Gedson Fernandes, Mesaque Djú (Bruno Paz, 84'), Rafael Leão (João Filipe, 62') e Rui Pedro
Suplentes não utilizados: Luís Maximiano, Pedro Pereira, Hélder Baldé, Florentino
Treinador: Hélio Sousa
Golos: Rui Pedro (39' e 82') e Diogo Queirós (75')
Disciplina: Amarelo a Miguel Luís (5') e Diogo Queirós (16')

Polónia: Radosław Majecki, Chrzanowski, Mateusz Hołownia, Mateusz Spychała, Mateusz Żyro, Adamczyk, Milewski, Szymański, Kamil Jóźwiak (Schikowski, 86'),Płacheta (Macierzyński, 76') e Listkowski - Cap.
Suplentes não utilizados: Hubert Gostomski, Bartłomiej Urbański
Treinador: Dariusz Dzwigala
Golos: Listkowski (29')
Disciplina: Amarelo a Milewski (41') e Listkowski (80')


;

Notícias