Seleção Sub-19

FPF prossegue luta contra match-fixing

Seleção Sub-19

Os sub-19, que estão concentrados em Ofir a propósito da Ronda de Elite da categoria, participaram esta segunda-feira numa ação anti match-fixing promovida pela Federação Portuguesa de Futebol.

Rute Soares, Integrity Officer da UEFA e gestora jurídica da FPF, esteve esta segunda-feira em Ofir para liderar uma ação de formação sobre o fenómeno do match-fixing (resultados combinados relacionados com apostas online) dirigida às seleções que participam no grupo 4 da Ronda de Elite sub-19 (Portugal, Turquia, Polónia e Croácia).

Os perigos deste fenómeno cada vez mais global foram explicados ao detalhe, assim como as formas de procedimento mais adequadas para denunciar estas práticas que estão a ameaçar a credibilidade das competições de futebol a nível mundial.

Esta ação pretendeu dar cumprimento ao compromisso assumido, pela FPF, da realização de ações de sensibilização contra o match fixing em todos os torneios da UEFA que se realizem em Portugal.

Rute Soares salienta a necessidade contínua de adequação destas palestras aos métodos usados na viciação de resultados: "Há muitos jogadores que já conhecem o fenómeno. Por exemplo, os nossos internacionais são sensibilizados desde os sub-15, portanto estas ações têm de ser atualizadas porque o fenómeno também evoluiu. Se, ao início, isto parecia algo que nunca aconteceria em Portugal, apenas num país longínquo e numa situação isolada, hoje tenho a perceção exata que os jogadores têm consciência que isto existe em muitos países e muitos campeonatos", referiu.

O caminho da prevenção está, no entanto, longe e estar totalmente percorrido: "O que noto é que ainda há desconhecimento sobre o que fazer no caso de serem abordados. Os jogadores acham que isto só acontece aos outros e isso não é verdade. A melhor forma de combatermos este problema é, para além de preveni-lo, denunciá-lo."


 


;