Suécia: o futebol como arma pela igualdade de género

Algarve Cup

A Associação de Futebol da Suécia lançou uma iniciativa para promover a afirmação feminina. A Seleção Nacional nórdica trocou os habituais nomes das jogadores por frases inspiradoras e motivacionais

Em pleno dia Internacional da Mulher, a  Federação Sueca de Futebol decidiu juntar-se à batalha pela igualdade de género. A Seleção Nacional feminina deste país nórdico, atualmente em Portugal a disputar a Algarve Cup, criou uma campanha que visa promover a afirmação feminina, trocando os nomes das jogadoras, que habitualmente aparecem nas camisolas, por frases inspiradoras e motivacionais.

Essas referidas frases foram selecionadas a partir de tweets de mulheres relevantes na sociedade sueca, como a artista Zara Larsson, com a expressão "Acredita realmente em ti", a jornalista Frida Soderlund ("Tentar é ser bem sucedido. O resultado é secundário, desde que arrisques") ou até a comediante Karin Adelskold ("As mulheres querem coisas diferentes").

O futebol serviu como arma pela igualdade de género, com a campanha a surgir num dos treinos da formação feminina da Suécia, já em solo português, dias antes de se estrearem na Algarve Cup-2017. A principal meta, segundo Niklas Bodell, diretor de comunicação da Associação de Futebol da Suécia, é promover a afirmação feminina recorrendo aos valores da desporto: "O objetivo é manifestar os direitos que o futebol defende, mais concretamente os valores do companheirismo e da inclusão para todos em qualquer modalidade desportiva. Estamos muito contentes por fazer parte desta campanha que tanto sucesso está a ter", revelou, em declarações ao fpf.pt.

A iniciativa, ligada à divulgação dos novos equipamentos da Suécia, não é apenas direcionada aos praticantes da modalidade, mas também, de acordo com Bodell, a toda a sociedade em geral:  "A campanha visa inspirar todas as pessoas que partilham os mesmos valores que nós. Está relacionada com o espírito de inclusão e do sentido de companheirismo inerente ao futeol e que todos devemos apoiar", concluiu.

Lina Hurtig e Manna Glas, internacionais suecas, deram a cara pela campanha e mostraram-se satisfeitas por contribuir para esta causa, que consideram ser uma "importante mensagem". "Temos de começar por algum lado e estamos contentes por fazer parte deste projeto", referiu Manna Glas, que envergou a frase "Junte-se ao clube do amor próprio!". Lina Hurdig, com a mensagem: "Quando ninguém acreditar em mim, a pessoa mais importante tem de o fazer: eu", destacou o significado da campanha: "Penso que esta é uma excelente mensagem para que as mulheres ergam a cabeça e sejam fortes", completou a camisola 10.


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8 de Março 2017
Foto

Anders Henrikson/SvFF