Seleção A Feminina

Portuguesas travam campeão em título

Futebol Fem. - Seleção A

A Equipa das Quinas empatou a zero com a congénere do Canadá, em partida a contar para a 3.ª jornada da Algarve Cup. A Noruega será o adversário no encontro de atribuição do 11.º lugar

A Seleção Nacional Feminina conseguiu, esta segunda-feira, no Estádio do Algarve, anular o poderio da equipa do Canadá, registando um empate sem golos no encontro da 3.ª jornada do grupo 1 da Algarve Cup. A formação orientada por Francisco Neto irá, assim, disputar o 11.º lugar da prova diante da Noruega, última classificada do grupo 2 (tem um registo pior ao nível da diferença de golos, relativamente à outra 4.º classificada, a China).

A Equipa das Quinas destacou-se pela excelente organização que evidenciou ao longo para partida, assim como pela exemplar postura defensiva, travando sempre as investidas do poderoso Canadá, atual detentor da Algarve Cup. A primeira parte teve uma formação portuguesa focada em anular as investidas da equipa de Herdman, mas também com predisposição para o contra-ataque. Perto do intervalo, Portugal esteve perto do 1-0, com Carolina Mendes a obrigar D'Angelo a uma defesa apertada.

A segunda metade trouxe mais perigo para a baliza à guarda de Patrícia Morais. O caudal ofensivo das canadianas foi significativo e valeu Patrícia Morais, com 3 defesas de grandioso nível, a negar o golo da formação adversária. Até ao final, o Canadá viria a ameaçar mais um par de vezes, mas a excelente postura defensiva das portuguesas segurou a igualdade.

Importa referir que a Seleção Nacional vai, agora, discutir o 11.º lugar da prova diante da Noruega, último classificado do grupo 2 (tem um registo pior ao nível da diferença de golos, relativamente ao outro 4.º classificado, a China).

Francisco Neto, Selecionador Nacional, em discurso direto:

“Depois do jogo com a Dinamarca e de uma derrota pelos números que foram e sobretudo pela falta de organização, conseguimos dar uma resposta positiva. Fomos mais organizados. Eles são quartos do ‘ranking’ e medalha de bronze nos últimos Jogos Olímpicos, jogámos contra uma potência do futebol mundial, que jogou com as melhores jogadoras. A primeira foi parte mais equilibrada, em que conseguimos ter mais bola. Na segunda, o Canadá esticou mais o jogo e sabemos que temos mais dificuldade com esse jogo, houve muitas segundas bolas, alguma fadiga. Fomos equilibrando com as substituições. Acho que o resultado é justo, apesar de não termos criado ocasiões. O Canadá teve duas situações em que a Patrícia [Morais] esteve muito bem. Foi um jogo que nos deu o que já estávamos habituados".

"Sem dúvida que podíamos ter ganhado à Rússia, não estivemos bem com a Dinamarca, assumi essa responsabilidade e o golo muito cedo tirou discernimento. Hoje voltámos ao nível que queremos. No Europeu temos de melhorar em alguns aspetos. É neste grau de dificuldade que vamos conseguir crescer. As palavras que mais se ouviram hoje no balneário foram no sentido de sermos novamente coletivas e a superação, e fomos coletivas e superámo-nos a cada momento. Estamos muito satisfeitos por isso".

Ficha de jogo:

Algarve Cup - 3.ª jornada Grupo A
Estádio Algarve, em Faro/Loulé
PORTUGAL 0 - 0 CANADÁ (0-0 ao intervalo)

Árbitra: Jonesia Kabakama (Tanzânia)
Árbitras assistentes: Sarah Jones (Nova Zelândia), Maria Saqlamasina (Samoa)
4.ª árbitra: Laura Fortunato (Argentina)

PORTUGAL: Patrícia Morais, Matilde Fidalgo, Sílvia Rebelo, Carole Costa, Ana Borges, Dolores Silva, Tatiana Pinto (Suzane Pires, 82'), Cláudia Neto - cap.(Fátima Pinto, 82'), Ana Leite (Jéssica Silva, 60'), Carolina Mendes (Mélissa Antunes, 68'), Diana Silva (Laura Luís, 82')
Suplentes não utilizadas: Neide Simões, Rute Costa, Mónica Mendes, Raquel Infante, Filipa Rodrigues, Amanda da Costa, Diana Gomes
Treinador: Francisco Neto
Golos: nada a assinalar
Disciplina: nada a assinalar

CANADÁ: Sabrina D'Angelo, Kadeisha Buchanan, Shelina Zadosky, Desiree Scott, Janine Beckie, Jessie Freming, Gabrielle Carle (Rebecca Quinn, 59'), Marie Levasseur (Lindsay Agnew, 68'), Alexandria Lamontagne (Deanne Rose, 46'), Christine Sinclair - cap.. 
Suplentes não utilizadas: Stephanie Labbe, Allysha Chapman, Sophie Schmidt, Nichelle Prince, Kailen Sheridan, Jordyn Huitema, Hanna Taylor, Sarah Stratigakis
Treinador: John Herdman
Golos: nada a assinalar
Disciplina: Amarelo - Deanne Rose (54')


;
;
6 de Março 2017
Foto

FPF/André Sanano

Notícias