Vários motivos de interesse num torneio especial

Algarve Cup

Equipas de topo, jogadoras talentosas e bancadas coloridas são a imagem de marca de um torneio singular.

É verdade que a mistura entre sol algarvio e grandes espetáculos de futebol é uma das particularidades pelas quais é conhecida a Algarve Cup, mas o torneio organizado pela Federação Portuguesa de Futebol desde 1994 é muito mais que isso. O currículo insuspeito das atletas que vão estar em campo e a tradição de todos os países participantes no futebol feminino deixam antever uma luta muito equilibrada para encontrar o vencedor da prova que vai decorrer em Lagos, Faro, Albufeira, Vila Real de Santo António e Parchal entre os dias 1 e 8 de março.

Não restam grandes dúvidas sobre a competitividade dos três grupos da Algarve Cup-2017, que poderiam figurar perfeitamente no quadro da fase final de um Campeonato do Mundo. Senão, vejamos:

Grupo A
Portugal, Dinamarca, Rússia e Canadá já são velhos conhecidos da Algarve Cup. A Equipa das Quinas defrontou, aliás, as dinamarquesas na edição de 2015: o empate a duas bolas foi concretizado "in extremis" depois de as comandadas de Francisco Neto recuperarem de uma desvantagem de dois golos. Sanne Troelsgaard Nielsen (28 anos), autora de um dos golos desse encontro, continua entre as eleitas de Nils Nielsen, que volta a não abdicar da presença no Algarve para preparar a sua equipa. Cláudia Neto, que pode fazer nesta competição a 100.ª internacionalização ao serviço da seleção portuguesa e foi recentemente nomeada como candidata a melhor centrocampsta do mundo, cobrou nesse dia o livre direto que deu o empate, já depois de Dolores Silva ter apontado o primeiro de Portugal.

O Canadá, que mantém a confiança no trabalho do treinador John Herdman, vai tentar defender o título conquistado no Algarve em 2016, numa final frente ao Brasil em que a sua equipa se superiorizou por 2-0. Depois da presença nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro-2016, as canadianas vão querer mostrar que o seu futebol vertiginoso continua a ser uma arma difícil de contrariar para os adversários. 

A Rússia, que se estreou na Algarve Cup em 2016, repete a presença como forma de comprovar a evolução de uma equipa jovem que deixou boa impressão em termos técnicos, táticos e físicos.

Grupo B
Noruega, Islândia, Japão e Espanha garantem elevado índice de espetáculo nos jogos do grupo B. O empirismo pode enganar na avaliação destas equipas, já que a Noruega e a Islândia têm uma relação privilegiada com a bola. As islandesas foram, inclusivamente, uma das grandes sensações da Algarve Cup do ano passado, já que apresentaram um futebol muito fluído e tecnicista, comandadas pela qualidade enleante e o fantasismo de Dagny Brynjarsdóttir, uma centrocampista que pode gizar jogadas atacantes a partir do centro ou da ala esquerda. 

O Japão, campeão do mundo em 2011, na Alemanha, vai ter certamente o mesmo objetivo que a seleção espanola: ter ascendente sobre as equipas adversárias e conseguir a máxima percentagem de posse de bola, na esperança de poder assim estar mais perto da vitória.

Muita curiosidade também para ver a Noruega, que se apresenta com o recém-nomeado técnico Martin Sjögren (tem grande passado no futebol feminino sueco) e mostrará certamente a tendência a seguir nesta nova vigência.

Grupo C
Suécia, Holanda, Austrália e China prometem jogos de alta intensidade. As suecas são já conhecidas do público português, até pelo facto de manterem há vários anos a treinadora que até já cantou numa conferência de imprensa da Algarve Cup: Pia Sundhage. O vígor físico, a circulação de bola rápida e a experiência de atletas como Lotta Schelin fazem com que a formação nórdica seja uma das favoritas aos primeiros lugares.

A China, orientada pelo francês Bruno Bini, continua no seu caminho de evolução no mundo do futebol feminino e vai querer mostrar a evolução técnica e tática das suas jogadoras, que sempre corresponderam muito bem em termos físicos. 

A Holanda juntou-se ao grupo de federações que considera a Algarve Cup como uma excelente preparação para o Campeonato da Europa (será o país-anfitrião deste ano) e a Austrália suscita grandes expectativas nos amantes do futebol nesta que é a sua primeira aparição no maior torneio particular de futebol feminino do mundo.

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR O MEDIA GUIDE DA COMPETIÇÃO

CALENDÁRIO COMPLETO ALGARVE CUP-2017


;
;
27 de Fevereiro 2017
Foto

FPF

Notícias