Seleção Sub-16 Feminina

Portuguesas travadas pela França perto do final

Futebol Fem. - Sub-16

A Seleção Nacional feminina sub-16 não conseguiu aguentar a vantagem e acabou por perder diante da França, por 1-2, na última jornada do Torneio de Desenvolvimento da UEFA

A Equipa das Quinas, comandada por José Paisana, acabou por ser travada, esta segunda-feira, pela congénere da França, por 1-2, na derradeira jornada do Torneio de Desenvolvimento da UEFA, numa partida disputada em Vila Real de Santo António. Portugal esteve em vantagem durante grande parte do jogo, em virtude do golaço de Telma Encarnação, mas não conseguiu segurar a vitória até ao final.

A primeira parte ficou marcada pelo equilíbrio inicial, num arranque dividido e sem grandes desequilíbrios de ambas as equipas. Portugal criou o primeiro lance de perigo aos 17’, quando Telma Encarnação rematou à figura de Wahl, a passe de Lara Pintassilgo. A França respondeu de imediato, por intermédio da capitã Madeline Roth, através de um livre direto que passou por cima da baliza lusa.

Aos 31’, surgiu um dos momentos da partida: Telma Encarnação recebe a bola no meio e, ao ver a guardiã gaulesa ligeiramente adiantada, remata, em jeito, para um verdadeiro golaço que teve o condão de levantar as bancadas do estádio. Até ao intervalo, a França dispôs de uma boa oportunidade para igualar, mas Carolina Jóia negou o empate com uma grande defesa.

Na segunda metade do encontro, a França, com algumas alterações, entrou mais pressionante. Portugal ia aguentando a vantagem com grande solidariedade e sacrifício coletivo, tentando sempre sair no contra-ataque. Num desses lances, Joana Gomes esteve muito perto de aumentar a vantagem, mas o seu remate acabou negado por Wahl. Aos 72', a França igualou, devido a um auto-golo de Francisca Silva e, pouco depois, surge a suspensão de Joana Gomes (8 minutos fora), por pontapear uma bola para longe. Perto do final, e já depois de Telma Encarnação quase ter marcado, a equipa gaulesa acaba por fazer o 1-2, por intermédio de Assia Gayme.

José Paisana, Treinador Nacional, em discurso direto:
- "Em primeiro lugar, quero dar os parabéns às jogadoras e ao staff técnico que ajudou esta equipa jovem a evoluir. As jogadoras foram crescendo em termos de aprendizagem do jogo, souberam reagir às adversidades durante o torneio e, neste encontro, foram capazes de deixar a França intranquila".

- "Conseguimos estar na frente do resultado até aos 72'. A equipa soube sofrer e, coletivamente, deu uma resposta muito positiva. Tivemos a suspensão da Joana Gomes, que foi afastada de uma forma pouco pedagógica. Pelo que fizemos, merecíamos ter ganho a partida".

No outro jogo desta segunda-feira, também realizado no Estádio Municipal de Vila Real de Santo António, a Holanda bateu a Alemanha, por 2-0, e conquistou a prova.

Classificação final:
1.º Holanda – 6 pontos (6 golos marcados/2 sofridos)
2.º França – 6 pontos (3 marcados/2 sofridos)
3.º Alemanha – 6 pontos (3 marcados/3 sofridos)
4.º Portugal – 0 pontos (3 marcados/8 sofridos)

Ficha de Jogo
Torneio de Desenvolvimento UEFA
Estádio Municipal de Vila Real de Santo António

Árbitra: Sarah Brinkkemper (Holanda)
Árbitras assistentes: Fijke Hoogendijk (Holanda) e Marijke Steur (Holanda)
Quarta árbitra: Marije Deuring (Holanda)

PORTUGAL - FRANÇA (1-0 ao intervalo)

Portugal: Carolina Jóia, Francisca Silva, Daniela Santos, Joana Lourenço, Bárbara Lopes, Sofia Silva, Beatriz Cameirão – Cap, Andreia Jacinto, Ana Teles (Inês Gonçalves, 75'), Lara Pintassilgo (Joana Gomes, 41'), Telma Encarnação (Sofia Nunes, 79')
Suplentes não utilizadas: Patrícia Leitão, Nicole Filipe, Ana Matos, Inês Azevedo, Sofia Scapini, Marta Ferreira
Treinador: José Paisana
Disciplina: Joana Gomes (8' minutos de suspensão, aos 74')
Golos: Telma Encarnação (31')

França: Manon Wahl, Maëva Bernard, Julie Segretain (Celya Barclais, 73'), Elsa Domenjoud, Chelsea Lonnoy, Madeline Roth - Cap (Julie Dufour, 41'), Axelle Touzeau (Adeline Coquard, 41'), Orane Schmeler (Malaury Craff, 41'), Oriane Jean Francois, Manon Revelli (Naomie Feller, 41'), Clara Ficco (Assia Gayme, 41')
Suplentes não utilizadas: Mary Innebeer, Emmy Jezequel
Indisponíveis: Clara Moreira
Treinadora: Cécile Locatelli
Disciplina: nada a assinalar
Golos: Francisca Silva (a.g.) (72') e Assia Gayme (79')


;
;
20 de Fevereiro 2017
Foto

FPF/Diogo Pinto

Notícias