Eficácia da Holanda fez a diferença

Futebol Fem. - Sub-16

A Seleção Nacional feminina sub-16 foi travada pela Holanda, por 1-4, na 2.ª jornada do Torneio de Desenvolvimento da UEFA, em Vila Real de Santo António

A Equipa das Quinas, orientada por José Paisana, foi travada pela congénere da Holanda (1-4), no encontro da 2.ª jornada do Torneio de Desenvolvimento da UEFA, prova que se disputa no Estádio Municipal de Vila Real de Santo António. Telma Encarnação fez o golo da formação lusa.

Portugal começou com maior iniciativa, sempre com o claro objetivo de jogar um futebol apoiado e de ataque. A primeira oportunidade surgiu à passagem do minuto 11’, quando Telma Encarnação esteve perto de marcar, através de um livre perigoso que acabou nas malhas laterais. Apesar da maior iniciativa de Portugal, a Holanda revelou-se mais eficaz. Aos 16’, Chasity Grant fez o 1-0, num chapéu a Patrícia Leitão, sendo que, pouco depois, Ana Knol viria a aumentar a vantagem.

A formação portuguesa sentiu um pouco o peso da desvantagem e permitiu alguma superioridade à Holanda. Telma Encarnação, aos 29’, esteve novamente perto do golo, mas o seu forte remate acabou por passar ao lado. Antes do intervalo, a Holanda aumentou a vantagem, com mais um golo de Knol.

A segunda metade ficou marcada pela reação das jogadoras portuguesas. Após algumas alterações de José Paisana, a formação portuguesa teve alguma superioridade e colocou, por diversas ocasiões, a defensiva holandesa em sentido. Telma Encarnação, num lance em que foi pressionar Van der Klooster, reduziu a desvantagem. Até ao final do encontro, a Equipa das Quinas ainda procurou o 2.º golo, mas foi a Holanda a fechar o marcador, com o 4-1, apontado por Hindriksen.

José Paisana, Treinador Nacional, em discurso direto:
- "Na primeira parte a equipa foi pouco combativa defensivamente, pois devíamos ter pressionado mais a Holanda. As jogadoras desarticularam-se um pouco, não estiveram unidas em termos de organização coletiva e sofremos bastante no primeiro tempo. Ao intervalo, corrigimos e fomos uma equipa diferente na 2.ª parte, com outro comportamento, chegando depois ao golo. Há que louvar esta reorganização das jogadoras e é isso que tiramos de positivo, para que elas evoluam".

- "Os dois golos sofridos, como já tinha acontecido com a Alemanha, quebraram, emocionalmente, um pouco a equipa, sobretudo quando se tratam de jogadoras no seu início de formação. No entanto, há que destacar a superação na 2.ª parte, onde conseguimos equilibrar o encontro".

Na outra partida da 2.ª jornada, também realizada no Estádio Municipal de Vila Real de Santo António, a Alemanha bateu a França, por 1-0.

Ficha de Jogo
Torneio de Desenvolvimento UEFA
Estádio Municipal de Vila Real de Santo António

Árbitra: Marije Deuring (Holanda)
Árbitras assistentes: Bianca Scheffers (Holanda) e Marijke Steur (Holanda)
Quarta árbitra: Sarah Brinkkemper (Holanda)

PORTUGAL - HOLANDA (0-3 ao intervalo)

Portugal: Patrícia Leitão, Francisca Silva (Nicole Filipe, 70'), Daniela Santos, Inês Azevedo, Bárbara Lopes, Beatriz Cameirão – Cap (Ana Matos, 70'), Joana Gomes (Andreia Jacinto, 41'), Marta Ferreira (Sofia Nunes, 49'), Ana Teles (Inês Gonçalves, 61'), Inês Scapini (Sofia Silva, 41'), Telma Encarnação
Suplentes não utilizadas: Carolina Jóia, Lara Pintassilgo
Indisponíveis: Joana Lourenço
Treinador: José Paisana
Disciplina: nada a assinalar
Golos: Telma Encarnação (69')

Holanda: Van der Klooster, Julia Kagie, Gwyneth Hendriks - Cap (Lotte Janssen, 61'), Moïsa van Koot, Jasmijn Dijsselhof, Jaimy Ravensbergen, Sarah Jongbloed, Carolien Vegter (Pien Hindriksen, 67'), Anna Knol, Chasity Grant (Romée Leuchter, 67'), Naomi Hilhorst
Suplentes não utilizadas: Lois Niënhuis, Jonna van de Velde, Jill Baijings, Kirsten van de Westeringh, Lakeesha Eijken
Indisponíveis: Lieske Carleer, Imre van der Vegt
Treinadora: Jessica Torny
Disciplina: Amarelo - Sarah Jongbloed (65')
Golos: Chasity Grant (16'), Anna Knol (18') e (31'), Pien Hindriksen, 72')


;
;
18 de Fevereiro 2017
Foto

FPF/Diogo Pinto