Seleção Sub-16 Feminina

Portugal estreia-se com derrota perante a Alemanha

Futebol Fem. - Sub-16

A Seleção Nacional feminina sub-16 entrou a perder no Torneio de Desenvolvimento da UEFA, ao sair derrotada diante da Alemanha, por 1-2, em Vila Real de Santo António

A Equipa das Quinas, orientada por José Paisana, foi derrotada pela congénere da Alemanha, por 1-2, no encontro da 1.ª jornada do Torneio de Desenvolvimento da UEFA, prova que se disputa no Estádio Municipal de Vila Real de Santo António. Ana Teles ainda reduziu a desvantagem, mas a formação germânica acabou por levar os 3 pontos.

A primeira parte ficou marcada pela forte iniciativa das portuguesas em jogar um futebol apoiado, mas também pela eficácia das alemãs. A formação orientada por José Paisana tinha mais bola, circulava com critério, no entanto as germânicas não desperdiçaram as oportunidades junto de Patrícia Leitão.

Depois de uma excelente chance para Portugal (a guardiã adversária falhou um alívio e quase dava o golo a Marta Ferreira), a Alemanha fez dois golos. Aos 29’, Berning aproveitou uma desatenção das centrais lusas e fez o 1-0, sendo que pouco depois, num contra-ataque, a mesma Berning ganhou na velocidade a Francisca Silva e cruzou para Wimmer aumentar a vantagem.

A segunda metade da partida começou com a equipa germânica mais ameaçadora e com Portugal a responder com um golo. Ana Teles progride com bola pelo meio, Telma Encarnação desmarca-se na direita, mas Teles, numa jogada de insistência individual, reduziu a desvantagem para 1-2.

A Seleção Nacional, depois de algumas mexidas, conseguiu superiorizar-se às germânicas e foi criando alguns lances de perigo. Aos 63’, a Equipa das Quinas esteve muito perto do empate: Telma Encarnação, na cobrança de um livre direto, atira, com estrondo, à barra. A formação lusa tentou chegar à igualdade até ao final, mas a Alemanha conseguiu segurar a vantagem e confirmar a conquista dos 3 pontos.

No outro encontro desta quinta-feira, também disputado no Estádio Municipal de Vila Real de Santo António, a França bateu a Holanda, por 1-0.

José Paisana, Treinador Nacional, em discurso direto:
- "Não tivemos sucesso no resultado, mas tivemos muito sucesso naqueles que são os objetivos para este torneio: jogar e competir em partidas que são muito exigentes e que fazem a equipa crescer. Fizemos um jogo muito equilibrado, inteligente e conseguimos, em alguns momentos, deixar a Alemanha intranquila"

- "Sabíamos que era uma equipa muito poderosa, com um rendimento muito alto, no entanto as jogadoras portuguesas cumpriram com aquilo que pedimos. Estamos satisfeitos com o crescimento que esta equipa teve neste encontro. É importante referir que, durante estes 80 minutos, 10 jogadoras foram internacionais pela primeira vez"

Ficha de Jogo
Torneio de Desenvolvimento UEFA
Estádio Municipal de Vila Real de Santo António

Árbitro: Marije Deuring (Holanda)
Árbitros assistentes: Fijke Hoogendijk (Holanda) e Franca Overtoom (Holanda)
Quarto árbitro: Lizzy van der Helm (Holanda) 

PORTUGAL - ALEMANHA (0-2 ao intervalo)

Portugal: Patrícia Leitão, Francisca Silva, Daniela Santos, Joana Lourenço, Bárbara Lopes, Sofia Silva, Beatriz Cameirão - Cap (Lara Pintassilgo, 77'), Joana Gomes (Andreia Jacinto, 66'), Ana Teles (Sofia Scapini, 77'), Marta Ferreira (Inês Gonçalves, 66'), Telma Encarnação
Suplentes não utilizadas: Carolina Jóia, Sofia Nunes, Nicole Filipe, Ana Matos, Inês Azevedo
Treinador: José Paisana
Disciplina: Amarelo: Joana Lourenço (65') Vermelho - segundo amarelo - Joana Lourenço (80')
Golos: Ana Teles (45')

Alemanha: Maria Grohs, Vanessa Ziligen, Michelle Klostermann (Julia Gärtner, 61'), Vanessa Fürst, Sina Bühler, Lina Jubel (Louise Trapp, 41'), Pauline Wimmer, Noreen Günnewig (Laura Donhauser, 41'), Shekiera Martinez (Corinna Statz, 73'), Pauline Berning - Cap, Laura Haas (Johanna Biermann, 41')
Suplentes não utilizadas: Jaclyn Schwarz, Sophie Trepohl, Anika Metzner, Sanja Homann
Treinador: Ulrike Ballweg
Disciplina: nada a assinalar
Golos: Pauline Berning (29') e Pauline Wimmer (32')


;
;
16 de Fevereiro 2017
Foto

FPF

Notícias