Seleção Sub-16

Portugal superioriza-se à Holanda

Seleção Sub-16

A Seleção Nacional sub-16 venceu a congénere da Holanda por 2-1, em jogo a contar para a 2.ª ronda do Torneio de Desenvolvimento da UEFA. Portugal lidera o grupo com 5 pontos.


A Seleção Nacional sub-16 subiu à liderança do grupo do Torneio de Desenvolvimento da UEFA, ao vencer a congénere da Holanda, por 2-1, em jogo a contar para a 2.ª jornada da competição. Jair Tavares, no último minuto, aproveitou uma falha da defesa adversária e carimbou o triunfo. 

O início do encontro trouxe duas equipas muito encaixadas, sem grandes espaços ou oportunidades para desequilibrar. À passagem do minuto 15’, Ronaldo Camará isola Félix Correia perante o guardião Bakker, mas o extremo esquerdo acaba por não conseguir fazer o 1-0. A partir desse lance, Portugal foi claramente superior, ia controlando as incidências da partida e começou a criar perigo na frente com maior frequência.

A equipa portuguesa estava a dominar o encontro e a construir oportunidades claras de golo (a Holanda não tinha chances de golo) e, à passagem dos 35’, Ronaldo Camará ganha a bola no miolo, conduz em velocidade e, à entrada da área, remata forte inaugurando o marcador (a bola ainda sofreu um desvio que traiu Bakker).

A segunda metade do encontro foi, novamente, marcada pelo domínio da armada lusa. Aos 58', Portugal chegou mesmo a festejar, mas o golo de Félix Correia foi anulado por fora-de-jogo. Perto do fim, e numa altura em que os holandeses procuravam a igualdade em desespero, Burger fez, de cabeça, o 1-1. Mesmo em cima do apito final, Jair Tavares tornou-se o herói da partida: mau alívio da seleção holandesa dentro da área, com o extremo português, recém-entrado, a carimbar o triunfo com um remate virtorioso de primeira.

Importa referir que a França, no outro jogo da 2.ª jornada, goleou a Alemanha por 4-1.

A Equipa das Quinas, orientada por Rui Bento, lidera o grupo com 5 pontos conquistados, enquanto que a França surge no 2.º lugar, com 4 pontos. Alemanha segue com 2 pontos e a Holanda tem um.

Rui Bento, Treinador Nacional, em discurso direto:
- "Estivemos bem, sempre melhor no jogo e com mais iniciativa. Fomos para o intervalo a ganhar 1-0, mas merecíamos ter marcado mais, pois tivemos oportunidades claras de golo. A segunda parte foi marcada novamente pelo nosso domínio, com mais algumas chances para marcar. O golo da Holanda foi através de uma bola parada, perto do fim, mas tivemos a capacidade e a vontade de querer ganhar e conseguimos fazer o 2-1 no último lance. 

- "Jogamos sempre para ganhar, é esta a mensagem que passamos aos jogadores. Esta prova serve para os jogadores sentirem o que é jogar contra as melhores equipas da Europa. É este nível de exigência que os faz crescer"

Ficha de Jogo
Torneio de Desenvolvimento UEFA
Estádio Municipal de Vila Real de Santo António


Árbitro: Jannick van der Laan (Holanda)
Árbitros assistentes: Ashwin van Stormbroek (Holanda) e Bas Persoon (Holanda)
Quarto árbitro: Robin Gansner (Holanda)

PORTUGAL 2-1 HOLANDA (1-0 ao intervalo)

Portugal: Bruno Carvalho, Raí Pinto, Francisco Saldanha - Cap, Tiago Matos, Daniel Martins, Rodrigo Valente (Rafael Pereira, 60'), Ronaldo Camará (Nuno Cunha, 60'), Rodrigo Fernandes, Félix Correia, Cláudio Gomes (Jair Tavares, 73'), Gonçalo Oliveira (Tiago Araújo, 73')
Suplentes não utilizados: Diogo Almeida, João Monteiro, Alexandre Penetra, Levi Faustino, João Ferreira, Eduardo Ribeiro
Treinador: Rui Bento.
Disciplina: Amarelo: Gonçalo Oliveira (30') e Rodrigo Fernandes (37')
Golos: Ronaldo Camará (35') e Jair Tavares (80')

Holanda: Mees Bakker, Timan Damian (Manuel Pherai, 60'), Liam van Gelderen (Shurandy Sambo, 57'), Mathijs Bel, Ramon Hendriks (Terrence Douglas, 52'), Enric Llansana - Cap, Denzel Hall, Quinten Maduro (Wouter Burger, 60'), Venitchio Sint, Arjen van der Heide, Nigel Thomas (Joshua Zirkzee, 60')
Suplentes não utilizados: Joey Koorevaar, Vincent Schippers, Cristopher Mamengi, Vicente Besuijen, Lorenzo Van Kleef Marouan Azarkan.
Treinador: Peter van der Veen
Disciplina: Amarelo: Denzel Hall (40') e Shurandy Sambo (80')
Golos: Wouter Burger (77')


;
;
12 de Fevereiro 2017
Foto

FPF/Diogo Pinto

Notícias