Seleção Sub-16

Portugal vence França nos penáltis

Seleção Sub-16

A Seleção Nacional sub-16 bateu a França no desempate por grandes-penalidades (6-5), na partida de arranque do Torneio de Desenvolvimento da UEFA. Rui Bento salienta intensidade do jogo (VíDEO)

A Seleção Nacional sub-16 conseguiu, esta quinta-feira, no Estádio Municipal de Vila Real de Santo António, derrotar a França, no desempate por penáltis (6-5), naquela que foi a partida de abertura do Torneio de Desenvolvimento da UEFA 2017. No final dos 80', registava-se um empate a um golo, mas Portugal garantiu a conquista de 2 pontos, depois de ser mais eficaz nas penalidades.

A formação gaulesa colocou-se em vantagem, aos 49, por intermédio de Gboho, mas a equipa comandada por Rui Bento conseguiu o empate no último minuto com um penálti convertido por Saldanha. 

Se o encontro começou com algum ascendente da França, Portugal respondeu,  logo aos 7’, com Jair Tavares a fazer uma diagonal para o meio e a isolar Tiago Araújo, no lado oposto: o esquerdino, na cara de Dietsch, acabou por atirar ao lado.

À passagem do minuto 15’, Ronaldo Camará combina com Eduardo Ribeiro, com o perigoso cruzamento do médio a ser bloqueado pelo guardião adversário.

Antes do intervalo, a França esteve perto de inaugurar o marcador - Eneme ganhou um lance entre os centrais e cruzou rasteiro para Gboho, que falhou perante João Monteiro. 

A segunda metade do encontro iniciou-se praticamente com o golo gaulês: jogada individual do criativo Gboho, batendo sucessivos adversários, para, depois, na cara de João Monteiro, inaugurar o marcador.

 A Equipa das Quinas, nos últimos minutos, tentou tudo para chegar à igualdade, sendo que, mesmo no final, Logan Costa carrega Levi Faustino dentro da área, no seguimento de um lance de bola parada, e o árbitro assinala penálti. Francisco Saldanha, na conversão, não falha e materializa o empate para os portugueses. 

No desempate por grandes-penalidades, realizado para apurar um vencedor neste confronto, Portugal venceu, por 6-5, com Francisco Saldanha novamente a ser decisivo, marcando o derradeiro remate.A Equipa das Quinas garantiu assim dois pontos, enquanto que a França apenas somou um.

No outro jogo desta quinta-feira, a Alemanha derrotou a Holanda nos penáltis (3-1), depois do empate, a um golo, verificado no fim dos 80'. A equipa germânica divide, assim, a liderança do grupo com Portugal, com os mesmos 2 pontos conquistados.

Ficha de Jogo
Torneio de Desenvolvimento UEFA
Estádio Municipal de Vila Real de Santo António


Árbitro: Robin Gansner (Holanda)
Árbitros assistentes: Bas Persoon (Holanda), Ashwin van Stormbroek (Holanda)
Quarto árbitro: Jannick van der Laan (Holanda)

PORTUGAL - FRANÇA (0-0 ao intervalo)

6-5 no desempate por grandes-penalidades

Portugal: João Monteiro, João Ferreira, Levi Faustino, Francisco Saldanha (capitão), Alexandre Penetra (Rodrigo Valente, 60'), Daniel Martins, Nuno Cunha (G. Oliveira 46'), Ronaldo Camará (Rodrigo Fernandes, 60'), Jair Tavares (Cláudio Gomes, 70') Eduardo Ribeiro (Rafael Pereira, 46'), Tiago Araújo (Félix Corrreia, 46')
Suplentes não utilizados: Diogo Almeida, Bruno Carvalho, Tiago Matos, Raí Pinto.
Treinador: Rui Bento.
Disciplina: Ronaldo Camará (49')
Golos: Francisco Saldanha (80', g.p)

França: Guillaume Dietsch, Yann Godart (Nathan Fuakala, 49'), Mathieu Gonçalves (Matteo Mazzolini, 74'), Kephren Thuram (Louis Carnot, 63') Theo Barbet, Adil Taoui (Noha Ndombasi, 49') Abdoulaye Dabo (Aimen Moueffek, 63') Yann Gboho (Bafode Diakite, 74'), Bilel Hassaini (Cedric Augarreau, 63'), Logan Costa, Brad Eneme (Tom Rapnouil, 49')
Suplentes não utilizados: Stefan Bajic,
Treinador: Patrick Gonfalone
Disciplina: Logan Costa (78' amarelo e 80', vermelho)
Golos: Gboho (48')


;
;
9 de Fevereiro 2017
Foto

FPF

Notícias