Treino de vídeo-árbitro na Cidade do Futebol

Arbitragem

Árbitros treinaram com o sistema de vídeo-árbitro que será utilizado em dois jogos de preparação que decorrerão em Itália, nos dias 14 e 15 de novembro, e que contarão com arbitragem lusa. VÍDEO

Artur Soares Dias e Hugo Miguel, que foram nomeados como árbitros para jogos de preparação internacionais com vídeo-árbitro, assim como Jorge Sousa, nomeado para os dois jogos como vídeo-árbitro, participaram, na quarta-feira (9 de novembro), no treino de vídeo-árbitro que decorreu na Cidade do Futebol.

Este treino foi seguido por vários elementos do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, entre os quais o seu presidente José Fontelas Gomes.

Em declarações ao fpf.pt, Artur Soares Dias e Hugo Miguel mostraram-se orgulhosos com as nomeações da FIFA e destacaram a importância deste voto de confiança dado pelo organismo que tutela o futebol mundial à arbitragem lusa.

Os dois árbitros sublinharam a importância deste treino efetuado num local que oferece todas as condições de trabalho, como a Cidade do Futebol.

Artur Soares Dias lembrou que participar neste projeto pioneiro, na qual a Federação Portuguesa de Futebol está envolvida desde o seu início, acarreta também responsabilidades.

 Hugo Miguel considera que esta é uma excelente oportunidade para a arbitragem e para o futebol português.   

Jorge Sousa, que teve uma primeira experiência como vídeo-árbitro na Supertaça disputada no mês de agosto de Aveiro, reiterou a importância destes treinos realizados na quarta-feira, no sentido de tornar mais céleres as decisões e de cumprir o protocolo estipulado.

Estiveram na Cidade do Futebol, para além de Jorge Sousa como vídeo-árbitro, os seguintes árbitros: André Campos, Artur Soares Dias, Bruno Paixão, Fábio Veríssimo, Hélder Malheiro, Hugo Miguel, João Capela, Pedro Mota, Tiago Antunes e Tiago Martins. Também esteve presente nos trabalhos a preparadora física, Carla Silva.



FIFA escolhe FPF para nova etapa do vídeo-árbitro
Recorda-se que Artur Soares Dias foi nomeado pela FIFA para apitar o Itália-Alemanha, a 15 de novembro. O encontro de preparação entre os transalpinos e os atuais campeões do Mundo, no Estádio Giuseppe Meazza, em Milão, será dirigido ainda pela equipa de arbitragem portuguesa composta por Rui Licínio e Paulo Soares (árbitros assistentes) e Hugo Miguel (quarto árbitro).

A FIFA escolheu Jorge Sousa para desempenhar as funções de vídeo-árbitro. Neste jogo será dado mais um passo nas experiências que o IFAB (International Board) conduz desde o início da época. Desta vez o teste será ‘semi-live’, permitindo a comunicação direta entre o vídeo-árbitro e o árbitro principal. Ou seja, Jorge Sousa, que terá à sua frente as imagens do jogo em tempo real, poderá auxiliar Artur Soares Dias nos termos do protocolo definido pelo IFAB. No entanto, nesta etapa ainda não será possível ao árbitro principal assistir à revisão dos lances junto ao relvado (off field review OFR).

Na véspera do jogo entre as seleções principais de Itália e Alemanha, a FIFA levará a cabo um outro teste “semi-live”. Esse encontro entre as seleções sub-21 de Itália e Dinamarca será dirigido pelo português Hugo Miguel, que contará com o auxílio de Jorge Sousa na função de vídeo-árbitro. Luís Campos e António Godinho serão os árbitros assistentes e Rui Licínio o quarto árbitro.

Clique aqui para saber mais.


;

Notícias