João Virgínia: "Ganha-se jogo a jogo"

Seleção Sub-19

O guarda-redes João Virgínia aponta a qualificação para o Mundial sub-20 como um dos objetivos a atingir no Euro da Finlândia.

A Seleção Nacional sub-19 continua a fase de preparação para o Euro 2018, a realizar na Finlândia, entre dias 15 e 29 de julho.

Esta segunda-feira, na Cidade do Futebol, os jogadodres voltaram a realizar duas sessões de sessão de treino no memso dia, depois de terem gozado uma folga na tarde de domingo.  

 Em declarações ao fpf.pt, o guarda-redes do Arsenal FC fez o balanço dos primeiros dias de estágio: "Está a correr muito bem, a equipa está unida e a trabalhar. Vamos desenvolver o nosso futebol. Este estágio tem a particularidade de juntar a pré-epoca à preparação para o Euro 2018. São os primeiros treinos depois de virmos de férias e tem sido muito intenso fisicamente. Sabemos, no entanto, que só assim com vários dias de treino, poderemos chegar à Finlândia no pico de forma", antevê. 

Campeão da Europa de sub-17, no Azerbaijão, em 2016, o guardião também encara naturalmente a integração de novos jogadores neste escalão: "Eu já faço parte deste grupo há vários anos mas a integração dos mais novos é normal. Eles não são desconhecidos, são jogadores que já cá estiveram ou contra quem já jogámos. O grupo é super unido e todos nos apoiamos uns aos outros. Não fazemos essa diferenciação", explica. 

Em relação ao modelo de jogo da equipa, João Virgínia não poupa nos elogios: "Se tivesse de contar a alguém que não nos conhece as nossas caraterísticas diria que esta é uam equipa lutadora e que acredita sempre até ao fim. Temos um futebol atrativo em que gostamos de ter bola e de pressionar alto. Gostamos de colocar o adversário em dificuldades logo no primeiro momento de construção deles. Também me parece que é uma equipa muito desenvolvida tecnicamente e objetiva", conta.  

Na baliza, João Virgínia, jogador já com um longo historial ao serviço das seleções nacionais, sabe que tem grande concorrência:  "Para cada posição temos várias opções. A competitividade é muito forte em todos os lugares e isso ajuda-nos a crescer. Na baliza também é assim. Também sei ser paciente, a minha carreira ainda agora começou. Só tenho 18 anos e estou também a trabalhar todos os dias para chegar à baliza do Arsenal. Já tenho treinado com a equipa principal mas quero fixar-me definitivamente. Cheguei a Inglaterra bem novo mas também estou habituado a ser chamado a grandes responsabilidades muito novo. Nos Jogos Olímpicos estive com 16 anos e foi a melhor experiência que podia ter. Era o terceiro guarda-redes mas nunca esquecerei essa oportunidade", recorda. 

Em relação ao objetivos no Euro sub-19, o jogador reconhece que a fasquia nas seleções nacionais tem de ser sempre alta: "A nossa primeira expetativa é qualificarmos-nos para o Mundial de sub-20 da Polónia. Para o fazermos sabemos que temos de passar a fase de grupos ou ficarmos nos cinco primeiros classificados e essa é a nossa primeira grande tarefa. Dito isto, sabemos que estas competições, como o Euro sub-17, só se ganham a jogo e demonstrando grande respeito pelos nossos adversários. É isso que nos propomos fazer. Não nos podemos esquecer que aqui só estão as oito melhores equipas da Europa e que seleções como a Espanha, Alemanha ou Holanda nem conseguiram cá chegar", finaliza.  

Agenda 03-07-2018

10h15: Roda de Imprensa com jogador a designar
10h30: Treino na Cidade do Futebol (15 mnts aberto OCS)

Convocados
Para este estágio foram chamados 25 jogadores por Hélio Sousa que, de acordo com as regras do Europeu, apenas levará para a Finlândia vinte jogadores. 

Eis a lista completa: 
ARSENAL FC: João Virginia
SL BENFICA SAD: Florentino, Nuno Santos, Mesaque Dju, João Filipe e José Gomes.
DEPORTIVO DE LA CORUÑA: Pedro Correia; Ricardo Benjamim.
FC PORTO SAD: Diogo Costa, Diogo Leite e Diogo Queirós.
FC SION: Nuno Henrique.
SC BRAGA SAD: David Carmo, Francisco Moura e Trincão.
RIO AVE FC SDUQ: Diogo Teixeira; João Costa.
SPORTING CP SAD: Elves Baldé; Thierry Correira e Miguel Luis.
SS LAZIO: Pedro Neto.
VITORIA SC SAD: Romain Correia.
WEST HAM UTD: Domingos Quina.
WOLVERHAMPTON: Rúben Vinagre.
POR INSCREVER: Rafael Leão.

Veja aqui o mapa de internacionalizações

Eis o programa provisório da Seleção Nacional Sub-19*:

03 de julho de 2018 | Terça-feira
10h15: Roda de Imprensa com jogador a designar
10h30: Treino na Cidade do Futebol (15 mnts aberto OCS)

04 de julho de 2018 | Quarta-feira
19h30: Concentração Hotel Solplay 

05 de julho de 2018 | Quinta-feira
09h45: Roda de Imprensa com jogador a designar
10h00: Treino na Cidade do Futebol (15 mnts aberto OCS)
18h00: Treino na Cidade do Futebol

06 de julho de 2018 | Sexta-feira
17h45: Roda de Imprensa com jogador a designar
18h00: Treino na Cidade do Futebol (15 mnts aberto OCS)

07 de julho de 2018 | Sábado
10h30: Treino na Cidade do Futebol (fechado)

08 de julho de 2018 | Domingo
10h45: Roda de Imprensa com jogador a designar
11h00: Treino na Cidade do Futebol (15 mnts aberto OCS)

09 de julho de 2018 | Segunda-feira
09h45: Roda de Imprensa com jogador a designar
10h00: Treino na Cidade do Futebol (15 mnts aberto OCS)

10 de julho de 2018 | Terça-feira
10h30: Treino na Cidade do Futebol (fechado)

11 de julho de 2018 | Quarta-feira
17h45: Roda de Imprensa com jogador a designar
18h00: Treino na Cidade do Futebol (15 minutos aberto aos OCS)
23h25: Partida para a Finlândia (Aeroporto de Lisboa)

* A programação estará sujeita a alterações de horário que serão previamente comunicadas pela FPF aos órgãos de comunicação social. O programa da Seleção Nacional sub-19 na Finlândia será divulgado juntamente como o Media Guide, em data ainda por definir.


;

Notícias