OMS lança Plano Mundial na Cidade do Futebol

Institucional

Plano de Ação Mundial para a Promoção da Atividade Física foi apresentado pela OMS na sede da FPF. António Costa e Fernando Gomes elogiaram a iniciativa.

A Cidade do Futebol acolheu, esta segunda-feira, a apresentação do Plano de Ação Mundial para a Promoção da Atividade Física (2018-2030). A iniciativa foi coorganizada pela OMS, Ministério da Saúde e Federação Portuguesa de Futebol (FPF). A cerimónia contou com a presença do Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa, o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, o Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, o Diretor-Geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, bem como o Selecionador Nacional, Fernando Santos, e o Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes.

Os trabalhos iniciaram com a realização de um Workshop, subordinado ao tema "Promoção da Atividade Física nos Munícipios através da realização de caminhadas e passeios de bicicleta". Fernando Araújo, Secretário de Estado da Saúde, e Tedros Ghebreyesus, Diretor-Geral da OMS, lançaram o mote para o debate. A moderação coube a Justin Varney, Membro do Departamento de Saúde Pública do Reino-Unido. A sessão acabou com uma apresentação de João Breda, responsável pelo Gabinete Europeu da OMS.

A cerimónia de lançamento do Plano de Ação Mundial para a Promoção da Atividade Física foi iniciada por Fernando Gomes, Presidente da FPF, destacou a honra em receber "um evento tão decisivo para o desenvolvimento mundial que dignifica não só a FPF mas todo o País". 

O líder federativo sublinhou ainda o contributo do futebol para o aumento dos índices de atividade física nacional e assumiu os programas de promoção de estilos de vida saudáveis como parte da responsabilidade social do futebol e da federação: "Se temos a consciência de que o futebol é um instrumento poderoso de integração, uma força motora da economia, uma grande oportunidade para a ascenção social e cultural e um enorme veículo de divulgação, também queremos que esteja ao serviço da sociedade e que se assuma definitivamente como alavanca do desenvolvimento nacional e internacional", disse.

António Costa, Primeiro-Ministro de Portugal, vincou que "a atividade física é absolutamente essencial para a qualidade da saúde", apontando como "desafio aliciante e simples" fazer cada rua um modelo de "vida ativa saudável". O líder do Governo referiu ainda que  "aumentar a atividade física" implica a "mobilização de todos" para se ter "mais qualidade de vida".

Posteriormente,  foram apresentadas orientações, medidas e planos, numa lógica intersectorial e de saúde em todas as políticas, a atividade física junto das populações, nomeadamente através da criação de ambientes seguros e acessíveis, para pessoas de todas as idades. 

Destaque para a intervenção de Tedros Ghebreyesus, Diretor-Geral da OMS, que sublinhou o desafio da promoção da atividade física nos tempos que correm: "Ser ativo é fundamental para a saúde. Mas no mundo moderno, está a tornar-se cada vez mais um desafio, em grande parte porque as nossas cidades e comunidades não são projetadas da forma mais correta", assumiu.

O lançamento da Campanha Portuguesa para a Promoção da Atividade Física foi ministrado por Pedro Teixeira, Diretor do Programa de Promoção de Atividade Física da Direção-Geral da Saúde. O encerramento do evento esteve a cargo do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.


;
;
4 de Junho 2018
Foto

Diogo Pinto/FPF

Notícias