LESÕES NO FUTEBOL FEMININO EM DEBATE

Portugal Football School

“Women’s Elite Club Injury Study” reúne pela primeira vez em Portugal

A Cidade do Futebol recebe esta terça-feira a primeira reunião do estudo-piloto “Women’s Elite Club Injury Study” que versa sobre lesões em futebolistas de alta competição e conta com a participação de médicos e fisioterapeutas dos clubes da elite do futebol europeu.

O encontro tem como principal objetivo o debate dos principais resultados do estudo-piloto e aproximar os investigadores dos médicos e fisioterapeutas dos clubes, bem como definir as linhas que pautarão o futuro do ensaio.

O Professor Jan Ekstrand, que preside atualmente ao UEFA Elite Club Injury Study é o líder  do grupo de investigação deste estudo-piloto que decorreu entre janeiro e maio do corrente ano e contou com a participação de 14 equipas: Ajax, Atlético Madrid, Brescia, Bayern Munich, Chelsea FC,  FC Barcelona, Fiorentina, Juventus, Linkopings, Olympique Lyon, Manchester City, Montpellier, Rosengard e Sporting CP.

A médica da Federação Portuguesa de Futebol, Rita Tomás, e a médica da Seleção Nacional Belga, Elke Van den Steen, foram as pessoas responsáveis pelos contactos com os diferentes clubes envolvidos.

Na perspetiva de Rita Tomás, médica e investigadora da FPF/PFS, “as lesões nas futebolistas é uma área ainda pouco estudada, pelo que uma melhor caracterização do tipo e gravidade das lesões permitirá desenvolver estratégias de prevenção tendentes a aumentar a performance das jogadoras entre as quatro linhas e beneficiar globalmente a sua saúde a curto e a longo-prazo, inclusive após o final de carreira.”


;

Notícias