Empate na estreia

Seleção Sub-17

Equipa das Quinas empatou a zero frente à Noruega na primeira jornada do Europeu de Inglaterra.

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR O MEDIA GUIDE COM O PROGRAMA DA SELEÇÃO NACIONAL SUB-17

FOTOGALERIA

A Seleção Nacional sub-17 empatou (0-0) esta sexta-feira, em Walsall, frente à Noruega, em jogo da primeira jornada do grupo B do Campeonato da Europa sub-17 Inglaterra-2018.

A primeira parte foi de Portugal. Nos primeiros 15 minutos a Noruega ainda equilibrou as forças a meio-campo e conseguiu aproximações à baliza de João Monteiro, mas a partir daí a Equipa das Quinas mostrou-se muito forte nas transições ofensivas e obrigou os noruegueses a jogarem sobretudo no seu último terço do terreno.

O jogo de posse dos portugueses, tanto em profundidade com em largura, confundiu muitas vezes a organização defensiva do adversário e proporcionou a criação das melhores oportunidades da primeira parte. 

Aos 18' João Ferreira cortou uma bola de cabeça na área portuguesa e teve pulmão para fazer todo o flanco direito, oferecendo o golo a Félix Correia após excelente combinação com Jair Tavares. O remate do extremo foi intercetado. 

Muito interventivo à esquerda e à direita, Félix Correia fez ainda mais dois remates muito perigosos na primeira parte, o primeiro respondendo a um passe de Nuno Cunha (22') e o segundo após diagonal da esquerda para o centro (32').

A formação orientada por Rui Bento tentou também a meia-distância, tendo pertencido a Nuno Cunha a melhor iniciativa neste particular (21').

No segundo tempo a formação nacional continuou igual a si própria: procurando o golo através da criatividade dos seus jogadores, mas sem perder o equilíbrio.

Esta postura foi muito importante neste período porque a Noruega revelou maturidade para recuperar emocionalmente de uma primeira parte de sentido único e conseguiu algumas combinações interessantes para chegar com perigo à baliza de João Monteiro. A ocasião mais flagrante da formação nórdica aconteceu aos 66', através de um cabeceamento de Rusten.

Do lado português, as melhores oportunidades de golo foram protagonizadas por Henrique Jocu (remate de meia-distância aos 52') e Jair Tavares (remate já muito perto da área norueguesa intercetado aos 59'). 

No outro jogo do grupo B, a Suécia bateu a Eslovénia por 2-0 e assumiu a liderança do grupo B.

Portugal volta a entrar em campo esta segunda-feira, 7 de maio, frente à Eslovénia (15h00, em Chesterfield).

Clique aqui para consultar todos os resultados do Europeu sub-17

Rui Bento em discurso direto:

"Sabíamos que íamos defrontar uma equipa com cinco defesas, três centrais, muita gente no corredor central...os três médios que praticamente não subiam. Apostaram no nosso erro. Optaram por fazer jogo direto para os dois avançados. Nós conseguimos entrar bem, fomos pacientes, criámos desequilíbrios já no último terço, na área do adversário. Era importante fazer um golo para os obrigar a abrir mais espaços. Tivemos várias oportunidades de golo contra uma da Noruega. A nossa equipa teve a iniciativa, as despesas do jogo e a outra esteve em espera. Hoje isso funcionou, mas cada um joga como acha que deve jogar."

"A nossa mensagem não se altera nunca. Ou acreditamos que queremos fazer crescer os nossos jogadores assim, assumindo o jogo e respeitando-o, correndo riscos, ou então andamos a ziguezaguear. Temos um caminho a seguir, queremos desenvolver os nossos jogadores assim e são os jogadores com este perfil que ambicionamos preparar um dia para a nossa equipa principal. Não nos vamos desviar daquilo em que acreditamos."

Ficha de jogo
Campeonato da Europa sub-17 Inglaterra-2018
Grupo B - 1.ª jornada
Bescot Stadium

Árbitro: Dennis Higler  (Holanda)
Árbitros assitentes: Rza Mammadov (Azerbaijão) e Dan Højgaard (Ilhas Faroé)
Quarto árbitro: Keith Kennedy (Irlanda do Norte)
 

Portugal 0-0 Noruega (0-0 ao intervalo)

Portugal: João Monteiro; João Ferreira, Levi Faustino, Francisco Saldanha (cap.) e Tomás Tavares; Henrique Jocu, Rodrigo Fernandes e Nuno Cunha (Bernardo Silva, 58'); Jair Tavares, (Henrique Pereira, 73') Fábio Silva (Eduardo Ribeiro, 66') e Félix Correia
Suplentes: Gonçalo Tabuaço, Tiago Matos, Rafael Brito, Umaro Embaló, Rodrigo Valente e Gonçalo Ramos
Treinador: Rui Bento
Golos: nada a assinalar
Disciplina: cartão amarelo a Fábio Silva (57')

Noruega: Rasmus Sandberg, Leo Cornic, Martin Rusten, Thomas Rekdal (cap.), Noah Holm (Harald Tangen, 79'), Kornelius Hansen (Oscar Aga, 56'), Ole Kolskogen, Sander Christiansen, Joshua Kitolano, Josef Baccay e Jonathan Valberg
Suplentes: Jørgen Johnsen, Sander Strand, Bjørn Mæland, Runar Hauge e Mathias Kjølø
Treinador: Gunnar Halle
Golos: nada assinalar
Disciplina: cartão amarelo a Noah Holm (60') e Leo Cornic (16')

Eis a lista completa de convocados:

Guarda-redes: João Monteiro (SL Benfica) e Gonçalo Tabuaço (Vitória SC)

Defesas: Francisco Saldanha (SL Benfica), João Ferreira (SL Benfica), Levi Faustino (FC Porto), Rafael Brito (SL Benfica), Tiago Matos (FC Porto) e Tomás Tavares (SL Benfica)

Médios: Bernardo Silva (SL Benfica), Gonçalo Ramos (SL Benfica), Henrique Jocu (SL Benfica), Nuno Cunha (SL Benfica), Rodrigo Fernandes (Sporting CP) e Rodrigo Valente (FC Porto)

Avançados: Eduardo Ribeiro (SC Braga), Fábio Silva (FC Porto), Félix Correia (Sporting CP), Henrique Pereira (SL Benfica), Jair Tavares (SL Benfica) e Umaro Embaló (SL Benfica)

CLIQUE AQUI PARA ACEDER AO MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES DOS JOGADORES CONVOCADOS

HISTÓRICO COM A NORUEGA

A fase de grupos do Europeu sub-17 vai decorrer até ao dia 11 de maio, sendo que passam aos quartos de final da prova os dois primeiros classificados de cada grupo. Caso garanta a qualificação, a Seleção Nacional vai enfrentar garantidamente uma equipa do grupo A, que inclui as equipas da Inglaterra, da Suíça, da Itália e de Israel.

CALENDÁRIO DO EUROPEU

A Equipa das Quinas esteve isenta do I Torneio de Apuramento para este Europeu, tendo somado na Ronda de Elite duas vitórias (2-1 à Eslováquia e 2-0 à Finlândia) e um empate (1-1 frente à Suíça).

Portugal tem duas vitórias em Europeus sub-17 (2003 e 2016), às quais se juntam mais quatro quando a prova ainda era direcionada para seleções sub-16 (1989, 1995, 1996 e 2000).


;
;
4 de Maio 2018
Foto

FPF/André Sanano

Notícias