Livro "Contas de Cabeça" apresentado quarta-feira

Institucional

Segunda obra da Coleção "Livros FPF" lançada na Cidade do Futebol com presenças do ministro da Educação e de dois campeões da Europa de futsal.

A Federação Portuguesa de Futebol promove esta quarta-feira, às 10h30, na Cidade do Futebol, o lançamento do livro “Contas de Cabeça”.

A obra é composta por cinquenta enigmas matemáticos, todos relacionados com futebol, e resulta de uma parceria entre a FPF e a Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM).

A iniciativa contará com a participação do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, dos autores do livro, Cristina Silva e Hélder Pinto, e dos Campeões Europeus de Futsal André Sousa e Pedro Cary.

O livro “Contas de Cabeça – 50 Desafios Matemáticos de Futebol” faz parte  da coleção multidisciplinar “Livros FPF”, na qual poderá figurar qualquer estilo de publicação literária ou científica, desde que apresente como denominador comum a modalidade mais popular do Mundo, o futebol.

Após o lançamento do livro, um grupo de estudantes participará numa homenagem ao Dia do Pi, que se celebra anualmente a 14 de março e terá o apoio da Comissão Nacional da UNESCO e do Ministério da Educação. Posteriormente, os alunos serão convidados para uma visita às instalações da Cidade do Futebol.

A coleção “Livros FPF” corresponde ao compromisso 107 assumido pelo presidente da FPF, Fernando Gomes, na recandidatura à liderança da instituição para o quadriénio 2016-2020. Este ponto tem como objetivo reafirmar aquele que é o principal objeto estatutário da Federação: a promoção, regulação e direção do ensino e da prática do futebol, em todas as suas variantes e competições.

O primeiro livro da coleção foi "A Lesão do Ligamento Cruzado Anterior no Atleta Jovem", lançado no dia 22 de janeiro, na sede da Associação de Futebol do Porto.


;

Notícias