Revelados primeiros vencedores das Quinas de Ouro

FPF

FPF, ANTF e SJFP revelaram hoje a primeira lista de vencedores das Quinas de Ouro. Fernando Peyroteo, José Mourinho e vários projetos de responsabilidade social premiados.

Já se conhecem os nomes dos primeiros vencedores das Quinas de Ouro 2018. FPF, Associação Nacional de Treinadores e Sindicato de Jogadores de Futebol divulgaram esta terça-feira a lista dos prémios não submetidos a votação e escolhidos por estas três entidades.

Peyroteo, José Mourinho, Escola Os Afonsinhos, Universidade da Beira Interior e Federação Portuguesa de Desporto Para Pessoas com Deficiência foram hoje revelados como vencedores dos prémios por nomeação.

Da lista hoje divulgada destaca-se a atribuição a José Mourinho do Prémio Vasco da Gama/Internacionalização/Expansão/Portugalidade, no ano em que celebra 15 anos sobre a vitória na Taça UEFA pelo FC Porto em Sevilha. As três entidades consideraram unanimemente que o papel de embaixador de excelência de Portugal, desempenhado ao longo de vários anos em diferentes países, ditaria a atribuição deste galardão.

Outro grande nome do futebol a ser celebrado na Gala Quinas de Ouro com o Prémio Prestígio/Carreira é Fernando Peyroteo. Futebolista de craveira mundial, conquistou vários títulos, entre campeonatos nacionais, Taças de Portugal, Campeonato de Portugal e Regionais de Lisboa. Avançado temível, é dele, entre outros, o registo de artilheiro com mais golos marcados – 9 - num só jogo do Campeonato. Na Seleção Nacional conseguiu o excelente registo de 15 golos em vinte internacionalizações. Como Selecionador Nacional, cargo que ocupou por escassos dois jogos, deixou igualmente uma marca indelével, lançando Eusébio na Equipa das Quinas.

Nas Quinas de Ouro 2018, referentes a feitos ou obras realizadas em 2017, foi ainda decidido atribuir o Prémio Escolar ao Centro Escolar de São Martinho de Mouros e ao seu projeto Clube Atitudes Traquinas Os Afonsinhos.

O projeto, apoiado igualmente pela Câmara Municipal de Resende, foi criado em 2011 com o objetivo de proporcionar a prática do Futsal e tendo como pilares a excelência Escolar e a inclusão Social.

Como carta de princípios os Afonsinhos concedem igualdade de oportunidades a todos os alunos da escola e atletas do clube. Contudo, só jogam os que tiverem comportamentos e valores exemplares, assim como boas notas escolares.

Em 2015, a escola Básica de São Martinho de Mouros tinha 138 alunos. Na época de 2016/2017, o Clube passa de 10 para 45 atletas federados e acrescenta mais 25 atletas na Academia. A academia foi criada devido à crescente procura por parte dos jovens e respetivos pais. Presentemente, o clube associado ao programa piloto participa em 6 escalões de Futsal da AF Viseu. Na presente época desportiva, 2017/18, foi dada continuidade à aposta na Academia, proporcionando a prática do Futsal, informal ou federado, a cerca de 100 jovens.

O Prémio Universitário será entregue à Universidade da Beira Interior que se sagrou, em 2017, campeã europeia universitária na Turquia.  A competição teve a participação de 17 Universidades Europeias em representação de 10 países, tendo a equipa masculina da Universidade da Beira Interior disputado 7 jogos, alcançando o pleno de vitórias na prova frente ao Eftimie U. (7-1); Instambul U. (4-3); Munster U. (8-1); Hitit U. (6-0); Zielona Gora U. (3-2). Os estudantes venceram ainda a Universidade do Porto na meia-final (3-2) e a Tbilisi State U. na final (3-2).

Finalmente, a Federação Portuguesa de Desporto Para Pessoas com Deficiência conquistou a Quina de Ouro respeitante ao Prémio Futebol Inclusivo pela organização e participação da Seleção Nacional de Futebol de 7 para pessoas com paralisia cerebral que decorreu na Argentina.

Num projeto cofinanciado pela FPF, a equipa portuguesa classificou-se em 12º lugar entre as 16 concorrentes. A prova foi vencida pela Ucrânia que bateu o Irão por 1-0.   

Prémios indicados por FPF, ANTF e SJPF
Prémio Vasco da Gama/Internacionalização/Expansão/Portugalidade

José Mourinho

Prémio Prestígio/Carreira
Fernando Peyroteo

Prémio Escolar
Os Afonsinhos

Prémio Universitário
Universidade Beira Interior

Prémio Futebol Inclusivo
Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência

Os restantes vencedores das Quinas de Ouro serão revelados no próximo dia 19 de março, durante uma gala que decorrerá no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa.

 


;

Notícias