FPF inicia segunda edição do Curso de Dirigentes

Portugal Football School

Formação conta com mais de 140 alunos oriundos de 5 distritos.

A segunda edição do Curso de Formação Inicial de Dirigentes da Portugal Football School iniciou esta semana, tendo a primeira aula sido ministrada pelo Diretor de Marketing da Federação Portuguesa de Futebol, Nuno Moura. Presentes estiveram 30 alunos do distrito de Lisboa e a participar via web 110 alunos dos distritos de Castelo Branco, Évora, Leiria e Santarém.

O Curso, que contou com mais de 200 candidaturas, decorrerá até ao dia 3 de abril de 2018, nos Distritos referidos. A formação destina-se a dirigentes de futebol, futsal e futebol de praia e a outros agentes desportivos que queiram adquirir conhecimentos na área do dirigismo. A primeira edição deste curso formou 87 alunos dos distritos de Lisboa, Portalegre e Porto.

Nuno Moura, diretor de Marketing da FPF, disse: “Foi um começo esplêndido!  Depois do sucesso da primeira edição, a comunidade respondeu em força a esta segunda vaga. Estamos a formar os dirigentes do futuro para o futebol nacional, e a avaliar pela amostra presente esta semana a qualidade e nível de talento é muito elevada o que augura um desenvolvimento muito positivo da modalidade nesta vertente da governação.

Em discussão esteve o marketing enquanto motor de desenvolvimento da indústria do futebol, a promoção, patrocínio e papel da comunicação no sucesso das organizações desportivas e na sua relação com todos os stakeholders integrantes do fluxo de valor que atravessa todo o ecossistema dos clubes de futebol. A experiência e casos práticos verbalizados pelos participantes ajudou a fazer desta primeira sessão algo extremamente produtivo para todos, com muitas ferramentas, processos e ideias práticas que estes dirigentes podem facilmente aplicar na gestão das suas organizações.”

O presidente da ANDIF, Diamantino Alves, referiu que “a primeira edição foi uma experiência piloto que serviu para testar o formato e detetar erros. Nesta segunda edição, esses erros foram corrigidos, e é para a ANDIF um enorme orgulho constatar o resultado final. A primeira sessão desta segunda edição correu muito bem.”

Para o diretor da Portugal Football School, André Seabra, “o início desta 2ª edição do curso em Associações Desportivas Regionais pertencentes a regiões geográficas tão distintas reveste-se de uma enorme relevância. Primeiramente pela possibilidade de dar continuidade à 1ª edição com a estruturação de um curso mais ajustado aos interesses e às motivações dos dirigentes. De facto, finalizada a 1ª edição e analisados os comentários e as sugestões apresentadas pelos participantes, foram incluídos novos módulos temáticos ao programa anterior (fiscalidade, registos e transferências, recursos humanos e tecnologia) contribuindo para um aumento significativo na carga horária desta formação (42 horas). Um segundo aspeto igualmente importante tem que ver com a concretização de um compromisso estabelecido pela FPF e que passava pela disseminação desta oferta educativa e formativa pelos diferentes distritos do nosso país. Para esta edição foram escolhidos os Distritos de Castelo Branco, Évora, Leiria e Santarém mas muito em breve serão igualmente apresentados e iniciados em outros distritos.”

A Portugal Football School (PFS), criada em março de 2017, faz parte da unidade de investigação e desenvolvimento da Federação Portuguesa de Futebol e tem como atividade central e dinamizadora a investigação em Futebol, Futsal e Futebol de Praia, sempre em estreita ligação com a oferta formativa que se pretende desenvolver e com as atividades de intervenção comunitária e de apoio às políticas públicas a implementar.

De forma a concretizar estes objetivos, diversos programas e projetos de investigação, educação e formação têm vindo a ser desenvolvidos junto dos agentes desportivos com responsabilidade na promoção do Futebol em Portugal (treinadores, árbitros, dirigentes, jogadores, médicos, enfermeiros e fisioterapeutas).


;
;
18 de Dezembro 2017
Foto

FPF

Notícias