Braga recebe Torneio Lopes da Silva em 2018

Torneio Lopes da Silva

Prova decorre na última semana de junho e reúne os melhores jogadores sub-14 das 22 associações de futebol distritais e regionais de Portugal.

A Federação Portuguesa de Futebol atribuiu a organização da 24.ª edição do Torneio Interassociações Lopes da Silva à Associação de Futebol de Braga. A competição vai decorrer naquela que será a Cidade Europeia do Desporto de 2018, entre 23 e 30 de junho, e juntará os melhores jogadores sub-14 das 22 associações distritais e regionais do país.

Cerca de 400 jovens, durante uma semana, terão a chance de mostrar todo o seu talento em campo, tendo ainda a oportunidade de vivenciar e assimilar valores essenciais ao futebol de alta competição, como o 'fair-play', a disciplina e o respeito.

Visto com uma antecâmara da Seleção Nacional sub-15, o torneio foi uma montra para alguns dos maiores talentos que o futebol português produziu. Rui Patrício, Ricardo Quaresma, João Moutinho, João Vieira Pinto, Rui Costa, Pauleta, Miguel Veloso, Renato Sanches e Pizzi são alguns exemplos.

Esta competição, que teve início em 1974, só adotou em 1995 a designação atual (Torneio Lopes da Silva), homenageando, assim, este antigo presidente da Federação Portuguesa de Futebol.

Em declarações ao fpf.pt, Manuel Machado, presidente da AF Braga, mostrou-se "feliz" e "orgulhoso" com a escolha da cidade minhota para a edição 2018 do Torneio Interassociações Lopes da Silva: "Era um desejo antigo da AF Braga. A atual direção da FPF tem vindo, e muito bem, a descentralizar a atribuição deste torneio. Atendendo que Braga será a Cidade Europeia do Desporto em 2018, juntou-se o útil ao agradável. Sinto-me muito feliz e orgulhoso por acolher aqui o maior torneio interassociações do país. O Torneio Lopes da Silva é uma prova consagrada e iremos fazer todos os possíveis para, em colaboração com a FPF, proporcionar uma boa estadia e as melhores condições a todos os participantes", adiantou.

Manuel Machado ainda destacou a importância desta atribuição: "Braga é um distrito muito apaixonado pelo desporto, e pelo futebol em particular. Será importante para a Associação de Futebol, mas também para o concelho", assinalou.


;