Rui Jorge quer a equipa ao seu "melhor nível"

Seleção Sub-21

Rui Jorge diz que Portugal tem de “demonstrar qualidade superior e uma imagem mais condizente com o seu valor”. Força Aérea apoia sub-21 na Roménia

A Seleção Nacional sub-21 treinou, esta quinta-feira, já em solo romeno, mais concretamente na cidade de Constança, em vésperas de defrontar a congénere da Roménia, em partida de qualificação para o Euro 2019.

Rui Jorge, em antevisão a esse encontro, realçou a intenção de ver a sua equipa a jogar “ao melhor nível” e “demonstrar qualidade superior e uma imagem mais condizente com o seu valor”: “Tem muito a ver com o espaço que ocupam nos clubes, a forma como podem estar a jogar mais ou menos. E é evidente que cada geração tem o seu percurso, o seu espaço e os seus momentos”, afirmou.

Depois do desaire frente à Bósnia, o Selecionador Nacional sub-21 referiu que a qualidade da equipa “está lá toda”, mas os jogadores precisam de o mostrar “enquanto equipa e individualmente”, naquele que será um “jogo importante” para as aspirações lusas.

Força Aérea apoia Seleção Nacional Sub-21

Nota importante da sessão de treino foi a visita de vários elementos da Força Aérea portuguesa destacados em Constança que se deslocaram à Academia Hagi para oferecer uma recordação à comitiva da FPF chefiada por Pedro Pauleta. 

 Esta missão militar, executada no âmbito da concretização das NATO Assurances Measures (medidas de estabilização regional no flanco Sul / Este do território da Aliança Atlântica), decorre de 18 de setembro a 17 de novembro de 2017, através de um destacamento de 4 aeronaves F-16M e 70 militares da Força Aérea Portuguesa, a operar a partir da 86th Air Base - Borcea, Roménia.

Dos 70 militares destacados, cerca de metade vai assistir ao encontro desta sexta-feira a convite da FPF, envergando igualmente um cachecol das cores nacionais, Na fotografia, hoje oferecida aos sub-21 pelo Tenente Coronel Afonso Gaiolas, reza a seguinte dedicatória: 

"À Federação Portuguesa de Futebol,

Com o reconhecimento dos militares portugueses da importância do futebol nacional também como instrumento de preciosa diplomacia externa e projeção do bom nome de Portugal além-fronteiras, votos de permanente sucesso!". 

Acreditação

O processo de acreditação para o Portugal-Suíça, que termina no próximo dia 13 de novembro pode ser efetuado aqui. 

Qualificação Euro 2019

Recorde-se que, depois de uma vitória caseira frente ao País de Gales, por 2-0, Portugal perdeu na deslocação à Bósnia-Herzegovina por 3-1. 

Portugal está sediado no Grupo 8 da Fase de Qualificação do Euro sub-21 com as congéneres do País de Gales, Suíça, Roménia, Bósnia Herzegovina e Liechtenstein.

A Roménia lidera o grupo com dez pontos em quatro jogos disputados. Seguem-se Suíça (7 pontos e 5 jogos), Gales (6 pontos e 3 jogos) e Bósnia (6 pontos e 4 jogos), Portugal (3 pontos e 2 jogos) e Liechtenstein (0 pontos, 4 jogos). 

Para estas partidas de qualificação foram chamados 23 jogadores. 

Portugal estagia na Cidade do Futebol, entre os próximos dias 6 e 8 de novembro, partindo nesse dia para a cidade romena de Constança, onde o primeiro encontro se realizará.

Após o encontro, os comandados de Rui Jorge regressam ao Porto e ficam alojados em Paços de Ferreira onde enfrentam a Suíça.  

Eis a lista completa de convocados:

Guarda-redes: Joel Pereira (Manchester United), Diogo Costa (FC Porto) e André Ferreira (Leixões SC)

Defesas: Diogo Dalot (FC Porto), Fernando Fonseca (Estoril Praia), Ivanildo Fernandes (Sporting CP), Rúben Dias (SL Benfica), Jorge Fernandes (FC Porto), Francisco Ferreira (SL Benfica), Yuri Ribeiro (Rio Ave FC) e Pedro Amaral (SL Benfica).

Médios: Pedro Rodrigues (Estoril Praia), Stephen (Leixões SC), Pedro Delgado (Sporting CP), João Félix (SL Benfica), Xadas (SC Braga), João Carvalho (SL Benfica), Rafael Barbosa (Sporting CP) e Gil Dias (AC Fiorentina).  

Avançados: Diogo Jota (Wolverhampton), Heriberto Tavares (SL Benfica), Diogo Gonçalves (SL Benfica) e Rafael Leão (Sporting CP).

Clique aqui para consultar o dossiê de imprensa que inclui o programa da Seleção

Clique aqui para consultar o mapa de internacionalizações dos jogadores convocados.

EURO 2019

Na fase de qualificação do Europeu de Itália 54 países competem pelas onze vagas na fase final do Euro sub-21,a disputar em 2019.

Os nove vencedores dos grupos qualificam-se diretamente para a fase final do Euro 2019, a disputar em Itália, cuja seleção já está automaticamente qualificada, e em San Marino. 

Os quatro melhores classificados dos nove grupos - tendo em conta apenas os resultados frente aos cinco primeiros classificados de cada grupo, disputarão um play-off para definir os dois últimos classificados para o Euro 2019.

Com destaque para as seleções do Kosovo e Gibraltar, estreantes em fase de qualificação para o Euro sub-21, os nove grupos ficaram assim definidos:

Grupo 1: República Checa, Croácia, Grécia, Moldávia, Bielorrússia e San Marino

Grupo 2: Espanha, Eslováquia, Islândia, Albânia, Estónia e Irlanda do Norte.

Grupo 3: Dinamarca, Polónia, Finlândia, Geórgia, Lituânia e Ilhas Faroé.

Grupo 4: Inglaterra, Holanda, Ucrânia, Escócia, Letónia e Andorra.

Grupo 5: Alemanha, Israel, Noruega, República da Irlanda, Azerbaijão e Kosovo.

Grupo 6: Suécia, Bélgica, Turquia, Hungria, Chipre e Malta.

Grupo 7: Sérvia, Áustria, Rússia, Macedónia, Arménia e Gibraltar.

Grupo 8: Portugal, Suíça, Roménia, País de Gales, Bósnia-Herzegovina e Liechtenstein.

Grupo 9: França, Eslovénia, Montenegro Bulgária, Kasaquistão e Luxemburgo.


;
;
9 de Novembro 2017
Foto

André Sanano/FPF

Notícias