Das lágrimas por querer treinar até à chamada à Seleção A

Futebol Fem. - Sub-19

Catarina Amado foi chamada por Francisco Neto para a Seleção Nacional A, substituindo a lesionada Dolores Silva. Conheça a história da internacional portuguesa que vibra com o futebol desde os 4 anos.

O futebol tem tanto de emocionante como de inesperado. Catarina Amado, capitã das sub-19, treinou esta terça-feira com a formação orientada por José Paisana, em Quiaios, fez de seguida o balanço do estágio ao fpf.pt, e pouco depois recebeu a sempre impactante notícia de que estava convocada para a Seleção Nacional A, atualmente a treinar na Cidade do Futebol. 

A jovem avançada, que pertence aos quadros do Estoril, substituiu a lesionada Dolores Silva (SC Braga) e já se encontra integrada na comitiva liderada por Francisco Neto, Selecionador Nacional.

Estreia absoluta para Catarina Amado, que largou o conforto familiar de Coimbra pela paixão precoce pelo futebol: "Comecei a jogar com 4 anos no Lousanense, uma equipa distrital de Coimbra. Joguei com rapazes até aos juvenis. Depois disso fui para uma equipa da promoção, o AD Poiares, onde estive dois anos. Quando ia iniciar a terceira época, o Estoril foi buscar-me. Decidi sair de casa, deixar a minha família e os amigos, apostando no que gosto, o futebol. Tenho conseguido resultados positivos no Estoril", referiu.

Em declarações ao fpf.pt, Catarina Amado relatou ainda a fase em que chorava por querer treinar com o seu irmão e a importância de ter começado a jogar com rapazes dois anos mais velhos: "Quando tinha 4 anos, ia com o meu pai ver os treinos do meu irmão - que é dois anos mais velho que eu - e começava a chorar porque também queria jogar com ele. O treinador da equipa do meu irmão viu-me a chorar e disse-me para eu aparecer equipada no próximo treino. Comecei a jogar com rapazes mais velhos que eu, neste caso com uma diferença de 2 anos. Aprendi muito nessa fase, sobretudo na parte de usar o físico como na receção. Senti-me sempre protegida pelos rapazes. Quando fui para a vertente feminina até me sentia mal por usar tanto o físico", realçou.

Recorde AQUI o calendário do 1.º Torneio de Apuramento para o Euro sub-19 feminino.

Programa da Seleção Nacional feminina sub-17:

13.09.2017| quarta-feira
09h00 Treino (Centro de estágio: "Rosa Náutica, Quiaios)
16h00 Jogo-treino: equipa a definir (Centro de estágio: "Rosa Náutica, Quiaios)
18h00 Regresso aos clubes


;
;
12 de Setembro 2017
Foto

André Sanano/FPF